Como funciona o primeiro pedágio livre de SP

Motoristas não precisam parar nos guichês para fazer pagamentos

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Publicado em 03/09/2024 às 13:46h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 03/09/2024 às 13:46h Atualizado 2 meses atrás por Wesley Santana
Sistema foi instalado no interior do estado (Imagem: Divulgação)
Sistema foi instalado no interior do estado (Imagem: Divulgação)

🚗 Começou a funcionar, nesta quarta-feira (3), o primeiro pedágio livre do estado de São Paulo. Conhecido como free flow (nomenclatura em inglês), o sistema elimina a necessidade de parada nos guichês o pagamento da tarifa.

O modelo foi instalado pela concessionária EcoNoroeste na rodovia SP-333, que conecta Minas Gerais ao Paraná por São Paulo, na praça de Jaboticabal. Esse é o primeiro dispositivo instalado em rodovias que cortam SP.

Segundo a concessionária, a cobrança do serviço será feita com base na distância percorrida por cada veículo. O processo é feito de forma automatizada e o valor vem cobrando direto na fatura da tag de pedágio instalada pelo motorista, com um desconto proporcional.

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Os motoristas que não usam tags de pedágio também podem passar livremente, mas tem até 15 dias para consultar e pagar os débitos sem descontos. A empresa diz que a consulta pode ser realizada pelo site, pelo app ou WhatsApp.

Um levantamento feito pela reportagem mostrou que um motorista que sai de Ribeirão Preto em direção a São José do Rio Preto deve pagar R$ 46,50 de pedágio. No entanto, os carros com tags instaladas recebem um desconto de R$ 2,33, o que resulta em uma cobrança de R$ 44,17.

Para quem faz esse roteiro todos os dias úteis do mês, indo e voltando do trabalho, por exemplo, a conta cai de R$ 930 para R$ 678, com um desconto de R$ 251.

O sistema de free flow funciona por meio de câmeras instaladas em pontos específicos da rodovia, que captam o movimento e as placas dos carros que circulam por ela. A empresa garante que o serviço vai agilizar o tráfego nas estradas, reduzir o impacto ambiental e baixar as tarifas.