China diz que ações de Trump terminarão em fracasso

As tarifas de 84% da China sobre EUA entram em vigor nesta quinta (10).

Author
Publicado em 10/04/2025 às 07:35h - Atualizado 7 dias atrás Publicado em 10/04/2025 às 07:35h Atualizado 7 dias atrás por Elanny Vlaxio
Já Trump mudou o tom e disse que está confiante em chegar a um acordo (Imagem: Shutterstock)
Já Trump mudou o tom e disse que está confiante em chegar a um acordo (Imagem: Shutterstock)

💬 A China afirmou que implementará medidas de proteção em resposta às novas tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciadas na última quarta-feira (9). No mesmo dia, o presidente intensificou a disputa, elevando para 125% a cobrança sobre bens chineses. 

Na madrugada desta quinta-feira (10), o porta-voz do Ministério do Comércio criticou a decisão de Trump. "As ações dos Estados Unidos não têm o apoio do povo e terminarão em fracasso". Além disso, o país também reforçou que não irá recuar diante das ameaças de Trump. 

Leia também: Trump balança mercados e oposição fala em insider trading, entenda

💭 "Nunca aceitaremos pressão extrema ou intimidação por parte dos Estados Unidos. Tomar medidas adicionais para se opor às ações de intimidação dos EUA não tem como único objetivo proteger nossa própria soberania, segurança e interesses de desenvolvimento", disse. 

Já Trump, nesta quarta, elogiou o presidente chinês e disse que está confiante em chegar a um acordo. "Ele é meu amigo, o presidente Xi (Jinping). Eu gosto dele, eu o respeito, (...) é um cara inteligente que ama seu país, isso é um fato, eu o conheço muito bem", afirmou. E acrescentou: "Eu acho que ele vai querer chegar a um acordo, acho que isso acontecerá". 

🤔 O presidente republicano mudou o tom que foi visto na última terça-feira (8), em que disse que iria "passar a perna" na China. "Eles sempre nos passaram a perna a torto e a direito. Vamos agora passar a perna neles". Cabe citar ainda que hoje começam a valer as tarifas de 84% da China sobre produtos importados dos Estados Unidos.