Valorização de até 900%: Quais empresas na B3 mais sobem no Lula 3
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
O governo brasileiro decidiu voltar a taxar a importação de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in. A tarifa de importação será retomada em janeiro de 2024 e subirá de forma gradual até atingir 35% em 2026 -ou 2024, no caso dos caminhões elétricos.
A retomada da tarifa foi aprovada nesta sexta-feira (10) em pelo Gecex-Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior). Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o objetivo é desenvolver a cadeia automotiva nacional e o projeto de neoindustrialização do país, além de acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira.
Leia também: IPCA avança 0,24% em outubro, impulsionado por passagens aéreas
"Temos de estimular a indústria nacional em direção a todas as rotas tecnológicas que promovam a descarbonização, com estímulo aos investimentos na produção, manutenção e criação de empregos de maior qualificação e melhores salários", afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em nota.
A taxação da importação dos veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in será retomada de forma gradual. As alíquotas começam em 10%, 12% ou 20% e evoluirão até 35%. Segundo o governo, o ritmo de ajuste depende dos níveis de eletrificação e dos processos de produção, além da produção nacional de cada modelo.
Veja o cronograma para cada segmento:
Carros híbridos:
Carros híbridos plug-in:
Carros elétricos:
Caminhões elétricos (automóveis elétricos para transporte de carga):
Segundo o governo, a retomada da alíquota será mais rápida no caso dos caminhões elétricos porque o Brasil já dispõe de produção doméstica suficiente desse tipo de automóvel.
Além de estabelecer a retomada gradual da tarifa de importação, o Gecex-Camex decidiu estabelecer cotas para a importação de veículos elétricos e híbridos com isenção tarifária. Ou seja, a isenção terá limites até a retomada da tarifa de importação
"As empresas têm até 30 de junho de 2026 para continuar importando com isenção até determinas cotas de valor, também estabelecidas por modelo", afirmou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que deve publicar em dezembro uma portaria disciplinando a distribuição de cotas por importadores.
Veja as cotas:
Carros híbridos:
Carros híbridos plug-in:
Carros elétricos:
Caminhões elétricos:
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?