Campos Neto, Itaú, Febraban e outros comentam indicação de Galípolo
Candidato pode assumir vaga em janeiro de 2025
➡ O presidente Lula indicou Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central a partir de 2025. O nome dele ainda precisa passar por aprovação no Senado Federal, mas entidades do mercado financeira já fizeram suas avaliações sobre a decisão.
O presidente do conselho de administração do Bradesco (BBDC4), um dos maiores bancos do país, destacou que Galípolo tem as qualidades técnicas comprovadas para exercer o cargo. “Pelas declarações e ações, Galípolo demonstra ser um homem de visão ampla, preocupado com o bem maior da economia e da Nação”, disse, por meio de nota.
O CEO do Itaú (ITUB4) seguiu na mesma linha dizendo estar seguro que o executivo continuará o legado de elevado nível técnico na gestão do Banco Central. “Em nome do Itaú Unibanco, desejamos sucesso a ele e a toda a equipe, e reforçamos nossa contínua colaboração para fortalecer o sistema financeiro brasileiro”, afirmou.
☝ Leia mais: Lula indica Gabriel Galípolo para presidência do Banco Central; confira
Já o presidente da Febraban (Federação dos Bancos), Isaac Sidney, pontuou que Gabriel foi experimentado, testado e aprovado para o cargo. “Receberia a indicação de Gabriel Galípolo com muita naturalidade, tranquilidade e otimismo porque percebo nele um grande aprendizado nessa passagem prévia pelo Banco Central", pontuou.
Em comunicado divulgado no fim do dia, o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, parabenizou a indicação do sucessor e disse que a transição será feita com muito cautela. “Após a sabatina e a aprovação pelos Senadores, a transição dos mandatos será feita da maneira mais suave possível, preservando a missão da instituição”, disse o texto.
Honra, prazer e responsabilidade
Depois que foi confirmado como indicado pelo presidente Lula, Galípolo disse estar honrado e falou em uma responsabilidade imensa para o cargo.
"Vou ser breve, a indicação ainda depende da aprovação do Senado. Então, por respeito, serei breve, mas, na mesma magnitude, é uma honra, prazer e responsabilidade imensa ser indicado à presidência do BC do Brasil pelo presidente Lula e o e ministro Fernando Haddad. É uma honra enorme e grande responsabilidade, e estou muito contente", comentou o diretor.
Gabriel Galípolo precisa passar por sabatina do Senado Federal, que deve acontecer ainda neste ano. Se aprovado, deve assumir a instituição em 1º de janeiro de 2025 no lugar de Campos Neto que termina um mandato de quatro anos.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros