BRB (BSLI4) renova diretoria após crise envolvendo o Banco Master; veja como fica

O banco anunciou dois novos diretores e trocou o comando da sua DTVM e financeira.

Author
Publicado em 12/01/2026 às 16:40h - Atualizado 10 horas atrás Publicado em 12/01/2026 às 16:40h Atualizado 10 horas atrás por Marina Barbosa
BRB já havia ganhado um novo presidente no final de 2025 (Imagem: Shutterstock)
BRB já havia ganhado um novo presidente no final de 2025 (Imagem: Shutterstock)

BRB (BSLI4) deu início a uma ampla reforma da sua diretoria, em uma tentativa de fortalecer a sua estrutura de governança.

⚠️ As trocas ocorrem depois de o banco ser citado nas investigações da PF (Polícia Federal) sobre o Banco Master.

Segundo a PF, o Master teria criado carteiras de crédito falsas e vendido para outras instituições financeiras. Só o BRB teria injetado R$ 12,2 bilhões na instituição, por meio de operações com indícios de fraude.

Com isso, o presidente e o diretor-financeiro do BRB -Paulo Henrique Costa e Dario Oswaldo Garcia Junior, respectivamente- foram afastados por 60 dias pela Justiça Federal de Brasília em novembro.

O governo do Distrito Federal, no entanto, decidiu trocar o comando do BRB de forma definitiva. Por isso, indicou Nelson Antônio de Souza para o comando do banco.

🏦 O novo presidente do Banco de Brasília tomou posse no final de 2025 e, neste final de semana, informou que a diretoria do banco também será renovada.

"Estamos trazendo profissionais experientes, que já demonstraram capacidade de gerar resultados e estão alinhados aos pilares do novo planejamento estratégico do Banco, que incluem também pessoas e governança", afirmou.

Em nota, o BRB acrescentou que, com isso, "fortalece sua estrutura de governança e reafirma seu compromisso de atuar como parceiro estratégico do Distrito Federal".

As mudanças

Além de um novo presidente, o BRB havia nomeado um novo Diretor Executivo de Operações, Tunas de Sousa Soares Ferreira, no final de 2025. E, agora, anunciou dois novos diretores.

  • Hugo Andreolly, na Diretoria de Negócios Digitais;
  • Janiele Queiroz Mendes Caroba, na Diretora Executiva de Gestão de Pessoas.

Hugo Andreolly entrou no BRB em 2007, após um concurso público. E já ocupou posições de destaque no banco, como Diretor Executivo de Finanças e Controladoria e Diretor Executivo de Novos Negócios.

Janiele Caroba é advogada de carreira da Caixa Econômica Federal, onde ocupou funções como Superintendente Nacional de Atendimento Jurídico e Controle da Rede, Gerente Nacional de Governança e Pessoas

Distribuidora e Financeira

O BRB também anunciou mudanças no alto escalão da sua Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e da sua financeira.

Com isso, a BRB DTVM passará a ser comandada por Mario Ferreira Neto e a BRB CFI terá Fabiano Nogueira Alves como presidente.

A financeira ainda vai ganhar dois novos diretores:

  • Marcos Fernando Fontoura dos Santos Jacinto, na Diretoria de Administração e Finanças;
  • Renier Roosevelt Sampaio Barbosa Júnior, na Diretoria de Clientes e Negócios.

Rito

Em comunicado ao mercado, o BRB ressaltou no sábado (10) que as indicações seguirão o rito de governança aplicável.

Ou seja, os novos diretores só vão tomar posse depois de terem seus nomes aprovados pelo Banco Central.

Os novos presidentes da distribuidora de valores mobiliários e da financeira do banco ainda precisarão ser sabatinados pela Câmara Legislativa.

Apesar disso, Cristiane Maria Lima Bukowitz já deixou a função de Diretora Executiva de Gestão de Pessoas do BRB.

"Até a posse da nova diretora, as atribuições serão exercidas temporariamente pelo Diretor Executivo de Operações, Sr. Tunas de Sousa Soares Ferreira", informou o BRB.

O presidente do banco avisou também que ainda há outras mudanças a caminho: "Outros nomes serão divulgados à medida que forem definidos, sempre com o compromisso de fortalecer ainda mais o BRB".

BSLI4

BRB
Cotação

R$ 7,18

Variação (12M)

-9,27 % Logo BRB

Margem Líquida

6,56 %

DY

6.26%

P/L

5,42

P/VP

0,88