Bancos saem em defesa do BC no caso Master, entenda
Apelo é para que o Poder Judiciário preserve a autoridade técnica das decisões do BC.
O BRB (BSLI4) deu início a uma ampla reforma da sua diretoria, em uma tentativa de fortalecer a sua estrutura de governança.
⚠️ As trocas ocorrem depois de o banco ser citado nas investigações da PF (Polícia Federal) sobre o Banco Master.
Segundo a PF, o Master teria criado carteiras de crédito falsas e vendido para outras instituições financeiras. Só o BRB teria injetado R$ 12,2 bilhões na instituição, por meio de operações com indícios de fraude.
Com isso, o presidente e o diretor-financeiro do BRB -Paulo Henrique Costa e Dario Oswaldo Garcia Junior, respectivamente- foram afastados por 60 dias pela Justiça Federal de Brasília em novembro.
O governo do Distrito Federal, no entanto, decidiu trocar o comando do BRB de forma definitiva. Por isso, indicou Nelson Antônio de Souza para o comando do banco.
🏦 O novo presidente do Banco de Brasília tomou posse no final de 2025 e, neste final de semana, informou que a diretoria do banco também será renovada.
"Estamos trazendo profissionais experientes, que já demonstraram capacidade de gerar resultados e estão alinhados aos pilares do novo planejamento estratégico do Banco, que incluem também pessoas e governança", afirmou.
Em nota, o BRB acrescentou que, com isso, "fortalece sua estrutura de governança e reafirma seu compromisso de atuar como parceiro estratégico do Distrito Federal".
Além de um novo presidente, o BRB havia nomeado um novo Diretor Executivo de Operações, Tunas de Sousa Soares Ferreira, no final de 2025. E, agora, anunciou dois novos diretores.
Hugo Andreolly entrou no BRB em 2007, após um concurso público. E já ocupou posições de destaque no banco, como Diretor Executivo de Finanças e Controladoria e Diretor Executivo de Novos Negócios.
Já Janiele Caroba é advogada de carreira da Caixa Econômica Federal, onde ocupou funções como Superintendente Nacional de Atendimento Jurídico e Controle da Rede, Gerente Nacional de Governança e Pessoas
O BRB também anunciou mudanças no alto escalão da sua Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e da sua financeira.
Com isso, a BRB DTVM passará a ser comandada por Mario Ferreira Neto e a BRB CFI terá Fabiano Nogueira Alves como presidente.
A financeira ainda vai ganhar dois novos diretores:
Em comunicado ao mercado, o BRB ressaltou no sábado (10) que as indicações seguirão o rito de governança aplicável.
Ou seja, os novos diretores só vão tomar posse depois de terem seus nomes aprovados pelo Banco Central.
Os novos presidentes da distribuidora de valores mobiliários e da financeira do banco ainda precisarão ser sabatinados pela Câmara Legislativa.
Apesar disso, Cristiane Maria Lima Bukowitz já deixou a função de Diretora Executiva de Gestão de Pessoas do BRB.
"Até a posse da nova diretora, as atribuições serão exercidas temporariamente pelo Diretor Executivo de Operações, Sr. Tunas de Sousa Soares Ferreira", informou o BRB.
O presidente do banco avisou também que ainda há outras mudanças a caminho: "Outros nomes serão divulgados à medida que forem definidos, sempre com o compromisso de fortalecer ainda mais o BRB".
Apelo é para que o Poder Judiciário preserve a autoridade técnica das decisões do BC.
Ministro do STF disse que discutiu as sanções da Lei Magnistky com o presidente do BC.
A Fitch rebaixou os ratings do Banco de Brasília, devido aos riscos deflagrados pelo caso Master.
O BRB chegou a investir mais de R$ 12 bilhões no Master, em operações com indícios de fraude.
O governador do DF indicou dois nomes diferentes para a presidência do BRB após a operação.
O BRB foi alvo da operação da PF que levou à prisão do presidente do Banco Master.
Estatal está no olho do furacão diante de fraude bilionária junto ao Banco Master, apontada pela Polícia Federal.
Investigação cita falsificações “grosseiras” em contratos, enquanto a Fictor recua após a intervenção do BC.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?