Biden aumenta tarifa sobre veículos elétricos da China para 100%
A decisão não se limita apenas aos veículos elétricos.
Nesta terça-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o aumento das tarifas sobre produtos chineses. O imposto cobrado na importação de veículos elétricos quadruplicou, passando de 25% para 100% em 2024.
🚗 De acordo com um comunicado da Casa Branca, as exportações chinesas de carros elétricos aumentaram 70% de 2022 a 2023, devido a "amplos subsídios" da China e "práticas não comerciais que resultam em riscos substanciais de excesso de capacidade".
O governo de Biden também destacou que a nova tarifa protegerá os fabricantes norte-americanos do setor contra as "práticas comerciais injustas" do país asiático.
“Essa medida promove a visão do presidente Biden de garantir que o futuro da indústria automobilística seja feito nos Estados Unidos por trabalhadores norte-americanos”, afirmou a nota.
⚡ O aumento terá impacto na indústria de automóveis elétricos da China, que é um dos maiores mercados, seguido pelos EUA e pela União Europeia. O setor chinês conta com empresas de liderança global na produção e vendas de carros elétricos, como a BYD.
Leia também: ChatGPT: OpenAI anuncia nova versão com interações por voz e imagem
Vale citar que a medida segue uma revisão plurianual das tarifas sobre US$ 300 bilhões em mercadorias chinesas, que foram impostas pelo ex-presidente Donald Trump como parte de sua guerra comercial com o país. Com isso, Biden decidiu manter a maior parte das outras tarifas de Trump em vigor.
Lael Brainard, conselheira econômica da Casa Branca, afirmou que a ação "garantirá que os investimentos históricos em empregos, impulsionados pelas iniciativas do presidente Biden, não sejam prejudicados por uma inundação de exportações injustamente subvalorizadas da China".
🔌 Ela adicionou que "A China está seguindo o mesmo manual que utilizou anteriormente para promover seu próprio crescimento à custa de outros, continuando a investir apesar do excesso de capacidade e inundando os mercados globais com exportações subvalorizadas devido a práticas injustas".
A medida, segundo autoridades americanas, visa conceder um prazo maior para que as empresas nacionais desenvolvam sua própria tecnologia de baterias, competindo de forma mais equilibrada com o gigante asiático.
A decisão não se limita apenas aos veículos elétricos. As baterias de lítio para outros tipos de veículos também serão alvo de tarifas, porém com implementação gradual a partir de 2026.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA