BC eleva projeção do PIB para 1,9% em 2024
A estimativa de crescimento do PIB para este ano passou de 1,7% para 1,9%.
💰 De acordo com o Relatório de Inflação trimestral de março, divulgado nesta quinta-feira (28), o Banco Central ajustou a projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2024, com elevação de 1,7% para 1,9%.
A revisão moderada é atribuída principalmente a um dinamismo ligeiramente maior do que o esperado no início do ano, conforme aponta o BC. O documento ressalta que qualitativamente, a previsão mantém-se semelhante à apresentada anteriormente.
Do ponto de vista da produção, a elevação na projeção é impulsionada por expectativas de crescimento mais robustas na indústria (de 1,7% para 2,2%) e no setor de serviços (de 1,9% para 2%). No entanto, a projeção agora incorpora uma queda na produção agropecuária (-1,0%, em comparação com uma projeção anterior de alta de 1,0%).
No que diz respeito à demanda, a previsão para o crescimento do consumo das famílias permanece em 2,3%, enquanto as estimativas para o consumo do governo foram elevadas de 1,1% para 1,9%, e para a FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), medida dos investimentos no PIB, de 1,0% para 1,5%.
O BC observa que diversos fatores com efeitos opostos contribuem para a manutenção da previsão de crescimento do consumo das famílias, incluindo a queda surpreendente no quarto trimestre de 2023 e a dinâmica positiva recente do mercado de trabalho.
Quanto ao comércio exterior, as projeções para as exportações e importações em 2024 foram ajustadas para 0,5% e 3,0%, respectivamente, comparadas às projeções anteriores de 1,5% e 2,5%.
Considerando essas novas estimativas, o Banco Central estima que as contribuições da demanda interna e do setor externo para o PIB em 2024 serão de 2,3% e -0,4%, respectivamente.
Boletim Focus: Projeção para a inflação em 2025 chega a 5%
As expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025 subiram ligeiramente de 4,99% para 5,00%.
Etiópia relança bolsa de valores após 50 anos para atrair capital estrangeiro
Colega do Brasil no Brics desde 2024, a nação africana inaugurou no último dia 10 de janeiro a Ethiopian Securities Exchange
Carta de desculpas do Banco Central: Por que a inflação estourou o teto da meta?
Disparada do dólar contra o real e economia brasileira aquecida explicam maior parte da alta do IPCA em 2024
PIB e IBC-Br marcam a semana, veja agenda completa
Também será divulgado o IBC-Br de setembro.
Quais são as cidades com as maiores economias do Brasil?
Curitiba e Porto Alegre, por exemplo, caíram uma posição no ranking.
XP projeta inflação brasileira acima de 6% em 2025; veja o motivo
O principal motor dessa alta seria o câmbio depreciado, que impacta desde bens industrializados até alimentos.
Agenda da semana: Copom, inflação global e juros na Europa entram no radar
No cenário doméstico, todas as atenções estão voltadas para o Copom, que divulgará sua decisão sobre a taxa Selic na quarta-feira (11).
Projeção para inflação em 2024 chega a 4,71%; previsões para 2025 disparam
Para 2024, a taxa básica de juros foi mantida em 11,75% pela nona semana consecutiva.