Apple (AAPL34) pode ser a empresa mais valiosa do mundo pela 5ª vez consecutiva

Companhia recuperou valor de mercado perdido nos últimos meses e ultrapassou os US$ 3 trilhões

Author
Publicado em 06/12/2023 às 11:57h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 06/12/2023 às 11:57h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

🍏 A Apple (APPL34) pode terminar o ano de 2023 como a companhia mais valiosa do mundo. Esta seria a quinta vez consecutiva que a empresa lideraria o ranking das maiores em valor de mercado. As informações são do "Business Insider" e foram publicadas nesta quarta-feira (6). 

📲 A gigante de tecnologia ultrapassou, na última terça-feira (5), os US$ 3 trilhões em valor de mercado, pela primeira vez em quatro meses.

📈 As ações da Apple fecharam o pregão de terça (5) em alta de 2%. No acumulado do ano, os papéis da companhia avançam 49%. 

A alta dos papéis da Apple está superando o índice de referência S&P 500, porém a empresa ainda está atrás de outras cinco Big Techs, em desempenho na bolsa, neste ano. São elas: 

Apple e os problemas de relacionamento com a China nos últimos meses

A dependência de vendas da Apple na China pesou sobre as ações da companhia, nos últimos meses. O problema, no entanto, começou em meados do ano passado, quando o governo chinês começou com restrições nas fábricas para conter um possível novo surto de covid-19. 

A China é, além do maior centro manufatureiro da Apple, o maior mercado internacional da empresa - sendo responsável por cerca de 20% das vendas da empresa. 

Em meio a piora do relacionamento entre EUA e China, investidores começaram a temer retaliações "disfarçadas" pelo governo chinês contra a Apple. Com isso, a gigante de tecnologia também passou a transferir partes de sua produção ao Vietnã e à Índia. 

No ano passado, agências do governo chinês impuseram restrições ao uso de produtos da Apple em seus departamentos e em empresas estatais. O Ministério de Ralações Exteriores da China, no entanto, negou qualquer proibição formal e citou "incidentes de segurança" relacionados ao iPhone como motivo de possíveis restrições de uso dos aparelhos.

Mesmo com esse cenário adverso, desde 2019 a Apple tem carregado o título de empresa mais valiosa do mundo. Em 2018, a Microsoft ficou com o esse posto, mas não conseguiu mantê-lo.