Antes da COP30, Príncipe William desembarca no RJ para sua 1ª visita oficial ao Brasil

Herdeiro britânico participa de evento ambiental no Rio e segue para Belém para a conferência da ONU.

Author
Publicado em 04/11/2025 às 11:48h - Atualizado Agora Publicado em 04/11/2025 às 11:48h Atualizado Agora por Wesley Santana
William Arturo Felipe Luis é o primeiro na linha de sucessão do trono inglês (Imagem: Shutterstock)
William Arturo Felipe Luis é o primeiro na linha de sucessão do trono inglês (Imagem: Shutterstock)

Herdeiro do trono britânico, o príncipe William desembarcou no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (4). Essa é a primeira visita oficial do filho do rei Charles III ao Brasil.

Ele participou de uma cerimônia oficial no Pão de Açúcar, na Urca, onde recebeu as chaves da capital fluminense das mãos do prefeito Eduardo Paes. O objetivo da visita é discutir a pauta ambiental no âmbito da COP 30, que será realizada em Belém, em apenas duas semanas.

O príncipe é anfitrião e organizador do prêmio Earthshot Prize, considerado o Oscar da Sustentabilidade, que acontece nesta quarta-feira (5) no Museu do Amanhã. O prêmio é de cerca de 1 milhão de euros e será oferecido a cinco soluções consideradas inovadoras para o meio ambiente.

Leia mais: Governo Lula prepara nova rodada de negociações com os EUA nos próximos dias

"Foi uma honra receber as chaves da cidade no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, antes de alguns dias empolgantes com o Earthshot Prize e o Programa United for Wildlife. Obrigado pela calorosa recepção, prefeito”, publicou nas redes sociais, com uma foto ao lado do político.

Essa não é a primeira vez que um membro da realeza britânica desembarca no Brasil. Além de William, seu irmão Harry e o pai Charles também já vieram ao país latino em oportunidades anteriores. Sua mãe, a princesa Diana, hoje falecida, também já veio ao país em 1991, para discutir temas ambientais, quando visitou as cidades de São Paulo, Rio e Foz do Iguaçu.

Outro famoso que desembarcou no RJ foi o cantor Shawn Mendes, que também deve participar da premiação. Sem agenda de shows divulgada, ele vai se apresentar apenas durante o evento ao lado da australiana Kylie Minogue e de outros artistas nacionais, como Gilberto Gil, Seu Jorge e Anitta.

Criado há cinco anos, esta é a primeira vez que o Earthshot Prize é realizado na América do Sul. O evento é realizado apenas alguns dias depois que a cidade foi palco de uma das ações policiais mais sangrentas da história do país.

"Conversamos sobre política. Conversamos sobre a paisagem do Rio, ele me perguntou muito sobre as favelas... o contraste entre as favelas e as áreas mais ricas", disse o prefeito. "Tentei explicar a ele os problemas de segurança na cidade. Obviamente, é algo muito mais profundo do que o que pode ser explicado em cinco minutos. Mas foi uma boa oportunidade", acrescentou.

COP 30 em Belém 

Após a premiação, o príncipe segue para Belém, onde participará da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro. Durante este período, a cidade amazônica será a capital do Brasil, conforme alteração simbólica feita pelo governo federal.

O Planalto estima que mais de 40 mil visitantes desembarquem em Belém durante os dias do evento, sendo que 7 mil serão membros da ONU e dos países membros. Todo o calendário da COP é aberto ao público, mas algumas agendas são exclusivas para comitivas oficiais.

"Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígena, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem", disse o presidente Lula.