Amazon e Microsoft: Reino Unido investiga possível monopólio das empresas

Investigação antitruste busca verificar limitação de competição no mercado de "serviços de nuvem"

Author
Publicado em 05/10/2023 às 13:10h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 05/10/2023 às 13:10h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
Amazon e Microsoft se comprometeram a cooperar com os reguladores britânicos na investigação (Shutterstock)
Amazon e Microsoft se comprometeram a cooperar com os reguladores britânicos na investigação (Shutterstock)

O Reino Unido abriu uma investigação contra a Amazon (AMZO34) e a Microsoft (MSFT34), após órgãos reguladores alegarem a possibilidade de limitação de competição no mercado de computação em nuvem pelas empresas. As informações são da agência "Dow Jones" e foram publicadas nesta quinta-feira (5). 

O órgão regulador do setor de mídia e comunicações do Reino Unido, Ofcom, solicitou a investigação pela Autoridade de Mercados e Concorrência (CMA, na sigla em inglês), alegando preocupações com a política das empresas. 

Segundo o estudo encaminhado, tanto a Microsoft quanto a Amazon cobravam altas tarifas pela transferência de dados em nuvem e algumas restrições técnicas impediam que as empresas que contratavam o serviço trocassem os provedores. 

De acordo com informações da "Dow Jones", a investigação deve durar até abril de 2025.

A unidade de serviços de nuvem da Amazon, a AWS, afirmou que não concorda com a abertura da investigação, mas que vai cooperar. A Microsoft também se comprometeu a ajudar os reguladores britânicos.