Acordo comercial entre EUA e Reino Unido entra em vigor nesta segunda-feira (30)

Além disso, foi eliminada a tarifa de 10% sobre produtos como motores e peças de aeronave.

Author
Publicado em 30/06/2025 às 08:00h - Atualizado Agora Publicado em 30/06/2025 às 08:00h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
As tarifas sobre aço e alumínio ainda seguem sem resolução (Imagem: Shutterstock)
As tarifas sobre aço e alumínio ainda seguem sem resolução (Imagem: Shutterstock)

Nesta segunda-feira (30), o governo do Reino Unido confirmou que entrou em vigor o acordo comercial com os EUA para reduzir tarifas sobre importações bilaterais. A medida beneficia, por exemplo, os fabricantes britânicos de automóveis, que agora poderão exportar para os EUA com uma tarifa reduzida de 10%, ante os 27,5% anteriores.

💸 Além disso, foi eliminada a tarifa de 10% sobre produtos como motores e peças de aeronaves, conforme comunicado oficial do governo Keir Starmer. Contudo, as tarifas sobre aço e alumínio ainda seguem sem resolução.

Embora o Reino Unido tenha conseguido escapar das tarifas de até 50% aplicadas pelos Estados Unidos a outros países neste início de mês, ainda corre o risco de ser atingido por essas medidas a partir de 9 de julho, caso não seja celebrado um acordo.

Um pouco sobre o acordo

🗣️ Em maio, os Estados Unidos e Reino Unido formalizaram um acordo comercial, o primeiro firmado desde que o presidente Donald Trump (Partido Republicano) deu início à guerra de tarifas. No pacto, os EUA se comprometem a manter a tarifa extra de 10% sobre produtos britânicos, enquanto o premiê Keir Starmer reduziu para 2% a taxa incidente sobre itens americanos.

Leia também: Trump pode antecipar nomeação para o Fed, diz WSJ; veja possíveis cotados