Ações da American Eagle saltam 23% após Trump elogiar campanha “anti-woke”

A peça publicitária, que traz Sydney Sweeney em poses sensuais gerou reações diversas nas redes sociais.

Author
Publicado em 05/08/2025 às 17:26h - Atualizado 3 dias atrás Publicado em 05/08/2025 às 17:26h Atualizado 3 dias atrás por Matheus Silva
No acumulado do ano, os papéis ainda acumulam desvalorização de 21% (Imagem: Divulgação/AEO Inc)
No acumulado do ano, os papéis ainda acumulam desvalorização de 21% (Imagem: Divulgação/AEO Inc)

🚨 As ações da varejista American Eagle (AEO) encerraram a sessão da última segunda-feira (4) com uma alta de 23%, após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em apoio à campanha publicitária da marca estrelada pela atriz Sydney Sweeney.

A valorização ocorre mesmo diante de resultados fracos no primeiro trimestre de 2025, quando a companhia reportou um prejuízo de US$ 85 milhões e queda de 3% nas vendas, segundo dados divulgados pela NBC News.

No acumulado do ano, os papéis ainda acumulam desvalorização de 21%.

Campanha se torna símbolo político-cultural

A peça publicitária, que traz Sydney Sweeney em poses sensuais ao lado da frase “Sydney Sweeney has great jeans” (um trocadilho com genes e jeans), gerou reações intensas nas redes sociais. A atriz menciona no vídeo:

“Os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus genes são azuis.”

Apesar das críticas que acusaram a campanha de objetificação feminina e até mesmo insinuações eugenistas, a marca afirmou que o conteúdo tem como foco apenas a moda.

“’Sydney Sweeney has great jeans’ é e sempre será sobre jeans. O jeans dela. A história dela”, publicou a American Eagle em suas redes sociais.

➡️ Leia mais: Lucro do Itaú deve bater R$ 11,5 bi no 2T25, segundo JPMorgan; veja o que esperar

Trump transforma elogio em capital político

A repercussão aumentou após Donald Trump, durante um evento com apoiadores, elogiar a atriz ao saber que ela é registrada no Partido Republicano.

“Agora eu adoro o comercial dela. É mesmo? É a Sydney Sweeney? É. Você ficaria surpreso com quantas pessoas são republicanas. Se Sydney Sweeney é uma republicana registrada, acho o comercial dela fantástico”, afirmou.

Na rede Truth Social, Trump aproveitou o momento para reforçar sua narrativa cultural: “A maré virou de verdade — ser woke é para perdedores, ser republicano é o que você quer ser.”

A declaração alimenta o discurso conservador que tem sido usado como uma de suas principais frentes eleitorais, aproximando cultura pop e política de identidade.

Repercussão nas redes vira combustível para as ações

📈 O impacto da campanha não se restringiu à política. Nas redes sociais, o vídeo estrelado por Sweeney viralizou e até gerou memes. Um dos destaques foi uma montagem publicada por Donald Trump Jr., filho do presidente, com o rosto do pai sobreposto ao da atriz, acompanhada da legenda: “Esse Hanse… hum, o Donald está tão gostoso agora!!!”