64,8% dos brasileiros acham que Lula não merece ser reeleito, diz pesquisa CNT
Lula aparece tecnicamente empatado com Bolsonaro e Tarcísio em eventuais segundos turnos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem tentando reverter a queda de popularidade sofrida nos últimos meses. Contudo, parece ainda não ter conseguido reverter a percepção negativa da população sobre a sua gestão.
📉 Pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgada nesta terça-feira (25) explica que 44% da população avaliam o governo Lula como ruim ou péssimo. O índice é recorde para este mandato do petista e superou pela primeira vez o dos que avaliam o governo de forma positiva (29%).
A avaliação pessoal de Lula também sofreu uma reviravolta nos últimos meses, segundo a pesquisa. Isso porque 50% dos brasileiros aprovavam o desempenho pessoal do presidente em novembro de 2024, mas agora esse índice caiu para 40%. Já o índice dos que desaprovam o presidente saltou de 46% para 55% nesse período.
Além disso, 44,5% dos entrevistados pela pesquisa CNT disseram que o governo Lula está pior do que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É a primeira vez que Lula perde para Bolsonaro nesta avaliação.
Leia também: Lula faz pronunciamento sobre Pé-de-Meia e Farmácia Popular; veja destaques
Eleições de 2026
Diante desse cenário, Lula teria dificuldades para se reeleger se as próximas eleições presidenciais fossem hoje.
🗳️ Segundo a CNT, 64,8% dos entrevistados da sua última pesquisa de opinião acreditam que Lula não merece ser reeleito. Por isso, o petista aparece tecnicamente empatado com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicano), em eventuais segundos turnos.
Lula perderia para Bolsonaro se os dois disputassem o segundo turno das eleições presidenciais hoje, segundo a pesquisa CNT. Isso porque o petista teria 41,6% das intenções de voto nesse cenário e o ex-presidente, 43,3%. Vale lembrar, no entanto, que Bolsonaro está inelegível.
Já contra Tarcísio, Lula ganharia com uma diferença apertada. Neste caso, o petista levaria 41,2% dos votos e o governador de São Paulo, 40,7%.
A pesquisa também mostra, contudo, que 35% dos entrevistados preferiam votar em um candidato que não seja ligado a Lula, nem a Bolsonaro em 2026.
A 163ª Pesquisa CNT de Opinião ouviu 2.002 pessoas em todo Brasil, de forma presencial, entre os últimos dias 19 e 23 de fevereiro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar