Ripple e Mercado Bitcoin se juntam para solução de câmbio com criptomoedas

Empresas querem baratear envio de divisas por pessoas físicas e empresas

Author
Publicado em 03/10/2024 às 15:25h - Atualizado 26 dias atrás Publicado em 03/10/2024 às 15:25h Atualizado 26 dias atrás por Wesley Santana
Dólar e euro são as moedas mais usadas no mundo (Imagem: Shutterstock)
Dólar e euro são as moedas mais usadas no mundo (Imagem: Shutterstock)

💱 Duas gigantes do mercado digital se juntaram para criar uma solução de câmbio com criptomoedas. Ripple e Mercado Bitcoin anunciaram uma parceria com o objetivo de utilizar a tecnologia de blockchain para pagamentos internacionais.

Neste primeiro momento, a solução se dará na transferência de valores entre as filiais do MB no Brasil e em Portugal, visando melhorar as operações internas da tesouraria. A companhia espera que a solução simplifique a transferência de recursos entre países.

"O Ripple Payments oferece recursos exclusivos que são importantes para empresas de criptomoedas, permitindo que elas simplifiquem as operações, otimizem a liquidez e, finalmente, melhorem as margens por meio da liquidação de pagamentos em tempo real”, disse Silvio Pegado, diretor geral LatAm da Ripple.

📈 Leia mais: Veja as 3 criptomoedas que mais subiram em setembro

Segundo comunicado das companhias, a solução conjunta é vantajosa porque permite a transação cross-border a qualquer hora do dia, sem interrupções. Além disso, pode agilizar os pagamentos e deixar as transações mais competitivas em relação aos custos.

“Ao invés de trabalhar na camada de tecnologia, a Ripple agora está no fluxo de dinheiro, o que significa que agora podemos gerenciar e liquidar pagamentos pelos nossos clientes", destacou Pegado, em entrevista à EXAME.

Algumas outras corretoras de criptomoedas, como a Bitso, já oferecem a possibilidade de câmbio entre países para grande parte dos usuários. Só é preciso depositar o valor em reais, converter para dólar digital e depois para a moeda que deseja, desde que ela seja suportada pela plataforma.

O processo de envio de divisas com uso de criptomoedas costuma ser mais barato que usando as opções tradicionais do mercado. O MB ainda não tem uma data oficial para entender o serviço aos usuários.