Traders de Bitcoin: como eles lucram? Confira!
Conteúdo
Você já pensou em lucrar fazendo trades de Bitcoin? Muitas pessoas têm essa vontade, no entanto, geralmente falta conhecimento sobre o mercado e sobre como fazer. Também é importante lembrar que o Bitcoin é uma criptomoeda, a mais famosa do mercado, e assim como toda moeda digital, ela é um investimento de alto risco.
Tendo dito isso, qualquer tipo de trade é arriscado, pois se está lidando com renda variável. Conheça um pouco mais sobre esse tema:
Bitcoin: a criptomoeda mais conhecida do mundo
O Bitcoin é a maior criptomoeda do mundo em capitalização de mercado valendo. A principal razão para o sucesso e a popularidade do Bitcoin, é o fato de ele ter sido de fato a primeira criptomoeda, criada ainda em 2008.
Na época valia décimos de centavos. Quem adquiriu na época, conseguiu obter uma rentabilidade absurda nunca antes vista. Por conta do seu histórico e popularidade, o Bitcoin é o principal alvo dos traders.
💡Saiba mais: Como investir em criptomoedas [Guia Completo]
Por que fazer trade de Bitcoin?
Em um oceano com milhares de criptomoedas, das quais as 10 mil mais valiosas capitalizam mais de 1 trilhão de dólares, por que fazer trades de Bitcoin? A resposta é simples: porque o Bitcoin ainda é uma referência do mercado e das criptomoedas.
Por mais que sua volatilidade seja igual a das outras criptomoedas, ele é mais confiável. Diversas instituições pelo mundo também aceitam Bitcoin como forma de pagamento, especialmente empresas no setor de tecnologia, e-commerce, ou setores de inovação financeira, embora a aceitação ainda não seja universal ou obrigatória em diversos países.
O cenário de pagamentos com criptomoedas é diversificado, com países tendo diferentes regulações e níveis de adoção. Também é preciso considerar que, por mais que se trate de um ativo altamente volátil e influenciável por diversas questões externas, a tendência é a sua regularização.
Além do mais, o valor do Bitcoin só varia tanto por conta da sua tecnologia de blockchain, por se tratar de um ativo descentralizado, sem garantias, emissor ou mesmo lastro. Também deve-se considerar que, ao analisar a sua natureza disruptiva, não é possível prever até quando ele pode se valorizar, o que faz com que haja grandes expectativas ainda para o futuro.
4 formas de fazer trade de Bitcoin
Agora que você já sabe o que é o Bitcoin e porque tantos investidores optam por fazer trades de Bitcoin, vamos falar a respeito das 4 principais maneiras de fazer isso.
1. Daytrade
A forma mais conhecida e popular, que também é muito utilizada com ações de empresas, é o day trade. Essa técnica consiste em negociar Bitcoins diariamente. Por exemplo, no começo do dia, o investidor pode comprar um Bitcoin por um valor X e, em um horário posterior, dentro do mesmo dia, vendê-lo por um valor maior.
Para que essa estratégia de trades de Bitcoin seja bem-sucedida, é muito importante saber ler os movimentos do mercado para prever quando irão acontecer altas e baixas. Geralmente, quem opta por essa estratégia está visando pequenos ganhos, porém de forma consistente. No caso do Bitcoin, em um único dia sua variação pode ser de milhares de dólares.
2. Swing trade
A grande diferença nessa estratégia de trades de Bitcoin, para o daytrade, é que o swing trade busca obter ganhos ao longo de dias, geralmente 3, ou até mesmo semanas. Dentro do mercado de ações ele geralmente consiste na venda dos papéis de uma empresa e no direcionamento do lucro da venda para a compra de outros papéis.
Já com o Bitcoin, trata-se literalmente de saber prever o melhor período de compra, quando ele estiver em baixa, para conseguir vender com uma valorização ainda maior dias depois.
3. Holder
A terceira forma de fazer trades de Bitcoin pode até mesmo nem ser entendida como trade. Isso porque, quem é holder, na realidade segura os ativos por um tempo indeterminado. A questão é que, pelo fato do Bitcoin ser ainda uma moeda altamente especulativa e que funciona melhor como reserva de valor, a lógica é quase sempre acumular para vender.
Aqueles que são holders de Bitcoin acreditam que o potencial da moeda ainda está longe de ser alcançado. Alguns acreditam até que ele pode chegar na casa dos milhões de dólares.
4. Empréstimos
A quarta estratégia mais utilizada para fazer trades de Bitcoin, e que é uma das mais recentes, são os empréstimos. Ela consiste em emprestar Bitcoins para empresas. Esse empréstimo, por sua vez, é acordado com a remuneração de juros para o credor.
Dessa forma ela ganha dinheiro de forma fácil e ainda ajuda uma empresa. Vale ressaltar que o empréstimo de Bitcoins é feito por meio de uma carteira virtual, e a forma mais segura é usando uma exchange (corretora). Diretamente pode ser arriscado.
Qual a melhor maneira de lucrar com trade de Bitcoin?
No fim das contas não existe uma solução mágica. Se você quer lucrar com trades de Bitcoin, a fórmula é a mesma para qualquer segmento de investimentos, ou seja:
- Estudar o mercado de Bitcoin, aprenda a ler gráficos e tendências;
- Tomar cuidado com promessas de empresas que prometem lucros incríveis;
- Evitar fazer negociações P2P, pois uma corretora pode trazer mais segurança;
- Diversificar os seus investimentos em criptomoedas.
Essa última dica, inclusive, é fundamental. Isso porque, por mais que o foco seja fazer trades de Bitcoin, é possível fazer trade de qualquer outra criptomoeda. Conhecer outras criptomoedas, inclusive, é uma ótima forma de entender melhor o mercado de criptomoedas e ser capaz de analisar melhor o Bitcoin e outros criptoativos promissores.
Conclusão: aprenda tudo sobre o mercado de cripto
Se você quer ir além e realmente aprender como operar com confiança, o Curso de Criptomoedas do Investidor10 é o seu próximo passo. Nele, você vai descobrir como o mercado funciona, aprender a analisar gráficos e entender o comportamento dos principais criptoativos. Tudo isso com uma linguagem acessível, conteúdo atualizado e orientação prática para transformar conhecimento em resultados.
Para aproveitar ao máximo esses recursos exclusivos e tornar sua experiência ainda mais completa, cadastre-se na plataforma.