Qual a diferença entre título prefixado e pós-fixado?

Author
Publicado em 13/10/2023 às 11:28h - Atualizado 6 meses atrás Publicado em 13/10/2023 às 11:28h Atualizado 6 meses atrás por Redação
Qual a diferença entre título prefixado e pós-fixado?

Na hora de investir, uma dúvida muito comum entre investidores iniciantes é a que diz respeito à diferença entre título prefixado e pós-fixado. Sabendo disso, o Investidor10 decidiu preparar um guia completo para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vale a pena conferir! Na sequência do artigo, nós vamos explicar o que são e como funcionam, títulos prefixados e pós-fixados, bem como, detalhar as principais vantagens e desvantagens de cada tipo.

O que são e como funcionam os títulos prefixados?

Os títulos prefixados são instrumentos financeiros cujo rendimento é conhecido pelo investidor no momento da compra. Devido às suas características, títulos desse tipo costumam ser procurados por investidores que desejam ter maior previsibilidade com relação ao retorno financeiro do investimento.

Entenda como funcionam os títulos prefixados

  • Taxa acordada na compra: No momento da compra do título prefixado, o investidor já sabe exatamente qual será a taxa de retorno que ele receberá até o vencimento.
  • Duração: Títulos prefixados possuem uma data de vencimento determinada. É importante que o investidor mantenha o título até o vencimento para garantir a rentabilidade acordada.
  • Risco: O principal risco associado a títulos prefixados é o risco de mercado. Mesmo que as taxas de juros da economia subam após a compra, as taxas acordadas para o título não mudam.

Vantagens dos títulos prefixados

  • Previsibilidade: É possível saber exatamente o retorno que se terá no vencimento do título.
  • Proteção contra queda de juros: Se o investidor acredita que os juros vão cair no futuro, os títulos prefixados podem ser uma boa escolha.

Desvantagens dos títulos prefixados

  • Perda de oportunidades: Se as taxas de juros subirem após a compra do título prefixado, o investidor perderá a oportunidade de investir a taxas mais altas.
  • Potencial de retorno menor: Devido a maior segurança que oferecem, títulos dessa natureza podem oferecer taxas de retorno bastante conservadoras.

Para investidores conservadores e construção de reservas para emergências, os títulos prefixados são uma ferramenta valiosa no planejamento financeiro.

O que são e como funcionam os títulos pós-fixados?

Os títulos pós-fixados são instrumentos financeiros cuja rentabilidade está atrelada a um indexador, como a taxa Selic ou o CDI. Esses títulos são ideais para investidores que querem proteção contra oscilações da economia, pois seu retorno é ajustado conforme variações de determinados índices de referência.

Entenda como funcionam os títulos pós-fixados

  • Taxa atrelada a um indexador: Diferente dos títulos prefixados, os pós-fixados não têm uma taxa de retorno fixa determinada no ato da compra. Em vez disso, seu rendimento é ligado a um indexador, geralmente o CDI ou a taxa Selic.
  • Duração: Os títulos prefixados, os pós-fixados possuem uma data de vencimento determinada. Para que seja possível garantir o retorno conforme o indexador, é recomendado manter o título até o vencimento.
  • Risco: Existe o risco de a variação da taxa indexadora ser menor do que a inflação, resultando em um rendimento real negativo.

Vantagens dos títulos pós-fixados

  • Proteção contra a volatilidade: Como o retorno é atrelado a um indexador que reflete a situação da economia, há proteção contra oscilações bruscas.
  • Liquidez: Muitos títulos pós-fixados oferecem liquidez diária, permitindo resgate a qualquer momento sem perder a rentabilidade acumulada.

Desvantagens dos títulos pós-fixados

  • Rentabilidade incerta: Diferente dos prefixados, não é possível saber de antemão qual será o rendimento exato do título até seu vencimento.
  • Potencial rendimento abaixo da inflação: Se o indexador escolhido performar abaixo da inflação, o investidor pode ter retornos reais negativos.

O que são títulos híbridos?

Os títulos híbridos são instrumentos financeiros que combinam características dos títulos prefixados e pós-fixados. Na prática, tratam-se de aplicações financeiras cujo rendimento é composto por uma parte fixa, definida no momento da compra, e uma parte variável, atrelada a um indexador. Por exemplo, um título pode oferecer uma rentabilidade de 3% ao ano + IPCA.

Vantagens dos títulos híbridos

  • Proteção contra a inflação: Como parte da rentabilidade é atrelada a um índice de inflação, o investidor tem proteção contra a erosão do poder de compra do dinheiro.
  • Potencial de rentabilidade: Em cenários onde a inflação sobe, a componente variável do rendimento também tende a aumentar, potencialmente levando a retornos mais elevados.
  • Previsibilidade parcial: O componente fixo do rendimento dá ao investidor uma certa previsibilidade sobre parte do retorno.

Desvantagens dos títulos híbridos

  • Complexidade: O rendimento dos títulos híbridos pode ser mais difícil de entender para investidores iniciantes, dada a combinação de taxa fixa com indexador.
  • Rentabilidade: Caso a parte da taxa pós-fixada fique abaixo da inflação, esse tipo de título pode não alcançar o melhor rendimento possível.

Os títulos híbridos são uma opção atrativa para investidores que buscam proteção contra a inflação e, ao mesmo tempo, a tranquilidade que uma rentabilidade fixa pode oferecer. Contudo, como qualquer investimento, é importante entender bem suas características, vantagens e desvantagens antes de investir.

Quais são os principais tipos de títulos prefixados e pós-fixados?

Quais são os principais tipos de títulos prefixados e pós-fixados?

Quais são os principais tipos de títulos prefixados e pós-fixados? Dentre os principais tipos de títulos que podem ser encontrados nas modalidades prefixados e pós-fixados, podemos destacar:

  • LCI: Título de renda fixa, cuja captação de recursos é destinada ao financiamento do setor imobiliário.
  • LCA: Título de renda fixa, cuja captação de recursos é destinada ao financiamento do agronegócio.
  • CDB: Títulos de renda fixa emitido por bancos para financiar suas atividades e fornecer crédito.
  • Tesouro Direto: Modalidade de investimento onde o investidor "empresta dinheiro para o governo" em troca de uma rentabilidade.

Estude as opções e escolha aquela que melhor atenda aos seus objetivos, ou então, siga pelo caminho da diversificação e adquira diferentes tipos de títulos.

Título prefixado, pós-fixado ou híbrido: qual a melhor opção?

A decisão entre investir em títulos prefixados, pós-fixados ou híbridos é uma escolha que envolve diversos fatores e, principalmente, os objetivos e o perfil do investidor. Cada tipo de título tem suas particularidades e vantagens, e a "melhor" opção pode variar conforme o cenário econômico e as metas individuais. Se a intenção é proteção contra incertezas econômicas, pós-fixados podem ser a melhor opção. Já para quem busca previsibilidade, os prefixados se destacam. Por sua vez, além dos objetivos, é fundamental considerar o horizonte de investimento, a necessidade de liquidez, o cenário econômico e o perfil de risco do investidor. Uma carteira diversificada, com diferentes tipos de títulos, pode ser uma estratégia sábia, permitindo aproveitar as vantagens de cada tipo de título e mitigar seus riscos. Para aprender mais sobre investimentos, continue navegando nos conteúdos do Investidor 10 e siga nossas redes sociais.