Pix Parcelado: Como funciona? Entenda agora!

Author
Publicado em 13/07/2023 às 14:46h - Atualizado 4 meses atrás Publicado em 13/07/2023 às 14:46h Atualizado 4 meses atrás por Redação
pix-parcelado
pix-parcelado

Você já ouviu falar em Pix Parcelado? Se você não sabe do que se trata o Pix Parcelado ou como ele funciona, vamos explicar em detalhes como você pode usá-lo e também mostraremos quais são os prós e contras em usar este meio de pagamento.

A revolução do Pix nos meios de pagamentos

Antes de falarmos propriamente do Pix parcelado, é interessante comentarmos sobre a revolução que o Pix fez nos meios de pagamentos. Nos últimos anos, sem dúvidas presenciamos uma das maiores revoluções nos meios de pagamento do país. O Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, foi um sucesso quase que imediato entre o público geral - tornando os pagamentos mais fáceis, baratos e rápidos. Até hoje, ele tem se mostrado uma solução inovadora e eficiente, transformando a maneira como realizamos transações financeiras. Com Pix permitindo a transferência de recursos de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem restrições de horário ou dias úteis - vemos que ele rapidamente acabou ultrapassando os métodos antigos de pagamento, como é o caso do TED. Além disso, o Pix é um meio de pagamento gratuito para pessoas físicas, e as tarifas para pessoas jurídicas são significativamente menores se comparadas a outras formas de transferência disponíveis no mercado. Contudo, nos últimos tempos, vemos notando um movimento de alguns bancos que vem chamando atenção do público: O Pix Parcelado. Será que é possível fazer um pagamento por Pix e parcelar ele?

Afinal, o que é o Pix Parcelado?

Primeiro de tudo, é interessante que você entenda que sim, é possível fazer um Pix e pagar de forma parcelada. O sistema de Pix Parcelado nada mais é do que uma forma de pagamento onde, ao cadastrar o seu cartão, você consegue fazer pagamentos Pix e não pagar o valor integralmente. No caso, ao invés de realizar um Pix usando o seu saldo, você utiliza o seu cartão de crédito. Dessa forma, no sistema de Pix parcelado, você consegue dividir o valor do Pix em algumas parcelas - em alguns casos, podendo parcelar em até 12 vezes. Esse método vem chamando muita atenção pela facilidade e praticidade. Muitas vezes, queremos fazer um Pix, mas não temos o valor integralmente para realizá-lo. Dessa forma, seguindo o método de Pix parcelado, você pode muito bem fazer a transferência e ir pagando aquele valor em parcelas divididas no seu cartão de crédito. Mas, um ponto de muita atenção: Se você não tem cartão de crédito, você não consegue fazer um Pix e parcelar. Para quem não possui cartão de crédito ou está sem limite no cartão, o único método possível seria fazer um Pix com o valor integral. Entretanto, é importante estar atento. Nem tudo que parece ser uma grande oportunidade, necessariamente é uma grande oportunidade. Existem alguns detalhes que podem fazer com que o Pix parcelado seja muito negativo.

Vale a pena usar o Pix Parcelado?

De certo modo, vemos que existem muitas pessoas que utilizam o Pix Parcelado como uma "extensão da renda". Já que elas não tem o saldo, mas possuem crédito no cartão, elas acabam usufruindo disso e - ao final do mês, não sabem como pagar aquele débito. Porque vale lembrar que, mesmo que você tenha pago parcelado, final do mês chegará uma das parcelas para você quitar. Por isso, o primeiro fator que vemos que torna o Pix parcelado perigoso é esse fácil acesso a ele. Para aquelas pessoas que tem uma boa educação financeira e são controladas com os seus gastos, talvez não seja um problema. Mas, para muitos, pode ser um problema. Além dessa questão, temos o fato dos juros cobrados. Por ser um pagamento parcelado no cartão, há uma taxa de juros a ser cobrada. É aí que mora um grande problema. Imagine que, aquele valor do Pix que você achou que seria enviado gratuitamente, quando você parcelar, você terá que pagar uma taxa de juros em cima daquele montante. Então, isso significa que, ao final do período, você terá pago um valor consideravelmente maior do que aquele que você transferiu. Em relação a taxa de juros exata, não conseguimos especificar aqui, afinal, cada instituição cobra uma taxa de juros. Mas, o que podemos destacar é que, para não ter surpresas indesejadas, você tem que analisar a taxa de juros antes de começar a usar o Pix Parcelado. Isso é algo de suma importância para não acabar gastando mais do que poderia e no final do mês se deparar com um débito grande.

É possível usar o Pix Parcelado em qualquer loja?

Um ponto que também gera muitas dúvidas é sobre se é possível ou não usar o Pix parcelado em qualquer loja. Pois bem, sim, é possível - desde que as lojas aceitem este formato de pagamento. Além disso, é importante analisar também se a instituição financeira que você está usando aceita esta forma de pagamento. Atualmente, nem todas as instituições permitem Pix parcelado. Por isso, é interessante que você analise se a sua instituição aceita ou não.

Como usar o Pix Parcelado?

Por último, para concluirmos este nosso conteúdo, temos a questão de como usar o Pix parcelado. Na prática, é muito simples. Primeiro, você precisa usar um banco que permita este tipo de pagamento. Após isso, será necessário que você acesse o banco através do app e vá até a aba Pix. Por lá, você pode escolher se irá escanear um QR Code Pix ou se fará o pagamento através de um código - seja CPF, telefone ou e-mail. Depois de decidir para onde você fará o Pix, basta clicar em continuar e, na opção de pagamento, terão duas alternativas: "Pagar com Saldo em Conta" ou "Pagar com Pix Parcelado" Assim, basta escolher o Pix parcelado, selecionar a quantidade de parcelas e pronto. Dessa forma, você vai conseguir fazer a sua transferência Pix de forma prática e rápida. Antes de sair, não deixe de conferir os nossos últimos conteúdos.