Nos últimos anos, muitos brasileiros começaram a investir de verdade, colocando dinheiro na bolsa de valores e almejando uma vida de ganhos financeiros passivos.

No entanto, é um fato que a maioria dos investidores iniciantes ainda possuem dúvidas sobre o que fazer para investir de forma correta e obter lucros consistentes.

Se você também é um investidor iniciante, neste artigo vamos oferecer 10 dicas para iniciantes sobre as melhores formas de investimentos. Está pronto?

Dica 1: Se organize financeiramente

Melhores formas de investimentos: A primeira atitude que qualquer investidor deve tomar é a de se organizar financeiramente. Uma vida desregulada de gastanças desnecessárias pode refletir nos seus investimentos.

Na realidade, uma pessoa que não possui um planejamento financeiro pessoal adequado, provavelmente não conhece as melhores formas de investimentos.

Portanto, a primeira coisa que qualquer indivíduo com vontade de investir deve fazer é se impor alguns limites. E isso inclui:

  • Controlar o seu impulso consumista por produtos e serviços supérfluos;
  • Nutrir o hábito de economizar uma quantia mensal de sua renda;
  • Reavaliar as suas aplicações financeiras atuais.

Uma vez que se tem a própria vida financeira em ordem, é possível alçar voos maiores e começar a estudar o mercado financeiro e descobrir as melhores formas de investimentos.

Dica 2: Descubra seu perfil de investidor

Melhores formas de investimentos: A segunda dica é sobre o seu perfil de investidor. Saber em qual perfil o investidor se encaixa é fundamental para fazer investimentos coerentes e que não causem frustração.

Investir em ativos financeiros que não condizem com o perfil do investidor pode ter péssimas consequências e ocasionarem em prejuízos financeiros indesejados.

Isso acontece porque cada perfil de investidor tem uma afeição ao risco diferente. Alguns são mais tolerantes, enquanto outros são menos.

Essa afeição ao risco diz se o investidor deve investir em ativos de renda fixa ou em ativos de renda variável

Portanto, para saber quais são as melhores formas de investimentos, o investidor deve conhecer os três perfis:

  • Investidor conservador: não gosta de correr nenhum tipo de risco e sua carteira de investimentos é composta de ativos de renda fixa majoritariamente;
  • Investidor moderado: esse investidor assume algum risco em sua carteira, misturando ativos de renda fixa e renda variável;
  • Investidor arrojado: possui uma carteira composta quase completamente de ativos de renda variável, possuindo uma alta resistência ao risco.

Dica 3: Invista em coisas que você entende

Invista em coisas que você entende
Invista em coisas que você entende – Foto: Freepik

Melhores formas de investimentos: As melhores formas de investimentos são, em primeiro lugar, aquelas que o investidor entende. E essa é uma dica fundamental: invista no que você entende.

Uma das piores decisões que um investidor pode tomar é a de investir o próprio dinheiro em ativos financeiros que foram indicação de outras pessoas.

Não que seja errado buscar indicações e análises de terceiros, mas é importante que o investidor saiba exatamente onde ele está aportando o seu dinheiro. Ou seja:

  • Conhecer o mercado específico daquele ativo;
  • Entender como a valorização do ativo funciona;
  • Saber quais são as condições que podem afetar a rentabilidade do ativo.

E se o investidor quiser aplicar o seu dinheiro em papéis de uma empresa, é muito importante que ele tenha todas as informações mais importantes sobre essa empresa.

Saber analisar de forma correta um ativo ou uma empresa é uma habilidade fundamental de um bom investidor. E essa será a nossa próxima dica.

Dica 4: Use metodologias de investimento

A melhor forma de analisar um ativo ou uma empresa na qual se queria investir é usando uma metodologia de investimentos já comprovada.

E as duas metodologias mais utilizadas e que entregam resultados consistentes, são:

  • Análise Fundamentalista: especializada em analisar os dados de uma empresa ou investimento para descobrir se trata-se de um bom investimento;
  • Análise Técnica: utilizada para prever a tendência do mercado, focada em analisar gráficos e históricos de baixa e alta, ignorando as condições da empresa.

Com o auxílio de uma dessas metodologias de investimento, de preferência ambas, o investidor terá mais facilidade em encontrar as melhores formas de investimentos.

O fato é que o mercado financeiro é altamente volátil e dependente das condições econômicas de um país, do cenário internacional ou de um setor econômico.

Dica 5: Faça análise de indicadores

Uma vez que você já tenha começado a utilizar metodologias de investimento, é provável que você se torne familiar aos indicadores, tanto os financeiros quanto os econômicos.

No caso dos financeiros, tratam-se de métricas utilizadas para avaliar uma empresa em diferentes quesitos, indicando se ela pode gerar um bom retorno ao investidor ou não.

Alguns indicadores financeiros conhecidos para encontrar as melhores formas de investimentos, são:

  • Margem líquida;
  • ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Índice de Liquidez Geral;
  • Entre outros.

Mas não podemos deixar os indicadores econômicos que também são uma informação valiosa, como por exemplo:

  • Taxa SELIC;
  • IGPM;
  • Taxa de desemprego;
  • CDI;
  • PIB per capita;
  • Entre outros.

Outros tipos de indicadores que podem ajudar muito o investidor iniciante são os índices de empresas. Um exemplo é o IBOVESPA, o mais famoso índice da bolsa de valores, a B3.

Mas, para ter um quadro melhor das melhores formas de investimentos, também existem os índices setoriais, que listam as melhores empresas de cada setor da economia.

Dica 6: Diversifique a carteira

Diversifique a carteira
Diversifique a carteira – Foto: Freepik

Essa dica poderia também ser a primeira ou a segunda. A verdade é que um bom investidor sabe balancear os seus investimentos de forma a sempre ter algum tipo de rentabilidade.

Diversificar a sua carteira de investimento é uma forma muito eficaz de ter acesso às melhores formas de investimentos, pois essa é a natureza da diversificação.

Em outras palavras, uma carteira diversificada é aquela que possui aplicações tanto em renda fixa quanto em renda variável. 

De forma mais específica, existem muitos investidores profissionais brasileiros que montam sua carteira da seguinte forma:

  • 25% em caixa e produtos de renda fixa;
  • 25% em ações de empresas brasileiras;
  • 25% em ativos estrangeiros; 
  • 25% no mercado imobiliário.

Essa fórmula de carteira coloca a renda variável como prioridade, visto que 75% dela está investida nesse segmento. Mas isso não é uma regra. É possível alocar mais em renda fixa.

Dica 7: Tome cuidado com alavancagens

Um investidor iniciante e que ainda não entende muito do mercado, provavelmente não deveria usar dessa ferramenta para investir, pois trata-se de um conceito perigoso.

De maneira geral, a alavancagem significa investir um dinheiro que o investidor não possui disponível em caixa, ou seja, o qual não existe liquidez real.

Se a alavancagem for bem sucedida, o investidor fica com a diferença entre o que foi investido e a valorização. Mas se for mal sucedida, ele pode ter uma conta enorme a pagar.

Fazer alavancagem é uma técnica mais indicada para investidores experientes e com muito dinheiro. Não é uma das melhores formas de investimentos para iniciantes.

Dica 8: Não se iluda com promessas

O investidor iniciante pode encontrar anúncios ou descrições de produtos financeiros que prometem rentabilidades extraordinárias em pouco tempo ou com pouco investimento.

Na maioria absoluta das vezes isso não passa de uma mentira, uma falsa promessa. Algo que não faz sentido e não tem como de fato funcionar no mundo real.

Portanto, é muito importante que o investidor esteja atento a essas promessas de dinheiro fácil. Muitas, inclusive, mascaram taxas e outros custos que acabam com a rentabilidade.

Produtos com alta rentabilidade geralmente requerem quantias maiores de início. Mas para quem tem dinheiro sobrando, não é difícil encontrar as melhores formas de investimentos.

Dica 9: Tenha cuidado com o Day Trade

Tenha cuidado com o Day Trade
Tenha cuidado com o Day Trade – Foto: Freepik

Não é que o Day Trade não possa gerar nenhum tipo de resultado, mas o investidor que achar que essa é uma forma fácil de ganhar dinheiro, está muito enganado.

Existem vários estudos que mostram que a maioria das pessoas que tenta ganhar dinheiro com Day Trade acaba sofrendo prejuízos ou tendo um lucro que não compensa o trabalho.

Para um investidor iniciante, esta certamente não é uma das melhores formas de começar a investir, pois trata-se de um método de alto risco e mais indicado para investidores com larga experiência no mercado.

Dica 10: Busque conhecimento

Melhores formas de investimentos: O investidor consciente e com resultados consistentes é aquele que está sempre buscando conhecimento, se atualizando das novidades e sempre de olho no mercado.

Gostar de buscar conhecimento é uma habilidade essencial para quem quer ter sucesso no mundo dos investimentos. E existem vários motivos para isso:

  • Saber aproveitar as melhores oportunidades;
  • Ter uma visão melhor sobre os retornos de um investimento;
  • Cada vez ter menos medo de se arriscar em investimentos;
  • Ter uma carteira forte que gere renda mesmo em crises. 

E uma das vantagens que o investidor iniciante tem, nos dias atuais, é o fato de que conhecimento é algo fácil de ser achado.

É possível aprender lendo livros, vendo vídeos, assistindo cursos, conversando diretamente com quem investe e, é claro, aqui no Investidor 10.

Não é por acaso que o número de investidores brasileiros cresceu tanto. Cada vez mais o brasileiro busca conhecimento sobre as melhores formas de investimentos.  

Gostou das nossas dicas? Então continue navegando em nosso site, salve o Investidor 10 nos favoritos e siga as nossas páginas nas redes sociais.