O Indicador Cres. Rec. é talvez um dos indicadores mais simples da análise fundamentalista, objetivo, ele permite que o investidor avalie o crescimento das receitas da empresa em determinado período ao realizar uma comparação com períodos anteriores.

Quer saber mais sobre esse importante indicador, qual a sua importância e como realizar a sua análise antes de decidir pela compra de uma ação? Então, não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

O que o indicador Cres Rec representa?

O que o indicador Cres Rec representa?
O que o indicador Cres Rec representa? – Foto Freepik

Afinal, o que o indicador Cres Rec representa e qual deve ser o seu peso na tomada de decisão do investidor em relação a compra de uma ação?

Como citamos na introdução deste conteúdo, o indicador Cres Rec é simples e objetivo, mas isso não faz dele um indicador menos importante do que os demais, muito pelo contrário, o indicador Cres Rec ou simplesmente “Indicador de Crescimento da Receita”, precisa ser avaliado com muita atenção pelo investidor.

Em uma boa análise fundamentalista, avaliar o histórico de crescimento das empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores é um dos pontos chaves para ser mais assertivo e lucrativo, em geral, empresas com bom crescimento histórico das receitas atraem muitos investidores devido ao seu excelente potencial de retorno.

A matemática é simples: Quanto mais receitas, mais lucros, mais crescimento, maior valorização e mais dividendos. Sem dúvidas, a matemática perfeita para todo investidor.

Para exemplificar e facilitar o seu entendimento sobre a importância desse indicador, separamos no próximo tópico uma relação comparativa entre características de empresas com crescimento das receitas e empresas que não geram crescimento recorrente nas suas receitas.

Comparativo entre empresas com indicador Cres Rec positivo e negativo

Comparativo entre empresas com indicador Cres Rec positivo e negativo
Características de empresas com indicador Cres Rec positivo e negativo – Foto: Freepik

Confira agora as principais características comumente observadas nas empresas que possuem o indicador Cres Rec positivo e também nas empresas que possuem o indicador Cres Rec negativo.

Características comuns a empresas com indicador Cres Rec positivo

  • Geradoras de lucros recorrentes e crescentes;
  • Capazes de gerar e pagar bons dividendos;
  • Menor grau de risco e incertezas;
  • Boa gestão e governança;
  • Maiores chances de valorização dos papéis;
  • Atraem um grande número de investidores.

Características comuns a empresas com indicador Cres Rec negativo

  • Devido a redução das receitas podem não gerar lucro;
  • Quando não geram lucro, não pagam dividendos aos acionistas;
  • Alto grau de risco e incertezas;
  • Maiores chances de desvalorização dos papéis;
  • Possíveis problemas de gestão e governança;
  • Costumam encontrar dificuldades para atrair investidores.

Como podemos observar, as empresas que conseguem manter um bom índice de crescimento recorrente, são as que possuem maiores chances de oferecer bons resultados aos investidores e por isso estão sempre no radar do mercado. Por outro lado, aquelas que não conseguem gerar crescimento nas suas receitas, afastam os investidores, devido ao maior grau de risco e menor capacidade de geração de retorno.

Considerações Finais

Destacamos que este conteúdo possui caráter informativo e educativo, cujo objetivo é auxiliar os investidores a conhecer mais sobre indicadores fundamentalistas, sua importância, forma de análise e regra de cálculo, não se tratando portanto de uma indicação de investimento.

Recomendamos ainda, que a análise de indicadores fundamentalistas não seja realizada de forma isolada, é preciso analisar o conjunto de indicadores e também os aspectos ligados à governança e fatores externos de mercado ao analisar uma ação na Bolsa de Valores.

Aqui no Investidor 10, você encontra informações de valor e uma listagem completa e atualizada de indicadores das principais ações negociadas na Bolsa de Valores, não deixe de conferir!

Gostou do conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar e conferir outros conteúdos relevantes aqui no nosso blog!