Como fazer o dinheiro trabalhar para você?

Evite contratar empréstimos e financiamentos A contratação de empréstimos e financiamentos também está na lista dos grandes vilões que podem impedir você de conquistar a sua independência financeira. Mesmo que funcionem como um alívio financeiro momentâneo, no caso dos empréstimos ou como um atalho para a conquista de um bem, no caso dos financiamentos, ambos não são indicados por especialistas em finanças e economistas, afinal as altas taxas de juros cobradas acabam consumindo o orçamento e fazendo com que o consumidor efetivamente jogue dinheiro no ralo. Com foco na sua independência financeira e planejamento, você verá que os empréstimos e financiamentos não precisam fazer parte da sua vida.

Analise e reflita antes de comprar Não faz muito sentido reduzir as dívidas e cortar despesas se você logo em seguida aproveitar o dinheiro que começar a "sobrar" no seu orçamento para fazer novas compras e contrair outras dívidas. Você não precisa e não deve gastar toda a sua renda com o pagamento de contas ou realizando compras não essenciais. Tenha equilíbrio e planejamento, pense muito bem antes de qualquer compra e analise friamente a sua real necessidade antes de qualquer decisão. Evite comprar aquilo que não seja realmente essencial para você e a contratação de dívidas.

Monte um planejamento financeiro Até aqui comentamos sobre uma série de dicas que podem ajudar você a reduzir as suas dívidas e despesas. Agora é hora de colocar tudo no papel ou em uma planilha em Excel e montar um planejamento financeiro, para que você conheça todas as suas receitas e despesas no presente e também no curto prazo. Sendo assim, em um papel ou em uma planilha do Excel, organize todas as suas receitas e despesas mensais. Aproveite esse momento para eliminar aquelas que você considera não essenciais, mas que no final das contas interferem no seu orçamento. Veja também, como está a sua saúde financeira no presente e para os próximos meses. Suas receitas estão maiores que as despesas ou as dívidas ainda predominam no seu orçamento? Com tudo organizado ficará bem mais fácil encontrar pontos de melhoria em busca da sua independência financeira.

Invista parte da sua renda Se você seguir todas as dicas apresentadas até aqui à risca, certamente começará a sobrar algum dinheiro no final do mês. Quando isso acontecer, você já sabe o que fazer com esse dinheiro que sobrar? Segundo as boas práticas de finanças pessoais, devemos investir ao menos 20% da nossa renda, visando alcançar a independência financeira e se proteger contra imprevistos. Separe parte da sua renda para realizar aplicações financeiras e investimentos. Coloque o seu dinheiro para trabalhar para você! Quanto mais você poupar e investir por mês, mais rapidamente virá a sua independência financeira.

Monte uma reserva para emergências Por fim, com a situação financeira equilibrada procure montar uma reserva financeira contra imprevistos e em montante suficiente para cobrir todas as suas despesas durante um período de no mínimo 6 meses. Mantenha essa reserva aplicada em ativos de alta liquidez e baixo risco, como CDBs e Tesouro Direto, e recorra a eles em uma possível dificuldade financeira ou emergência. Com uma boa reserva financeira você terá uma solução livre de juros para possíveis emergências e evitará contrair dívidas. Diga não aos empréstimos! Gostou das nossas dicas para a sua independência financeira? Então antes de sair não deixe de salvar o Investidor10 nos seus favoritos e retorne outras vezes para outros conteúdos e novos aprendizados. O Investidor10 oferece uma série de conteúdos gratuitos relacionados à educação financeira e investimentos. Não deixe de conferir! Já conhece a nossa página no Instagram? Segue lá!
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?