Apple (AAPL34): Itaú vê ações com "mais pessimismo do que nunca"

Banco enxerga impacto negativo do lançamento do novo iPhone para a receita e margens da gigante de tecnologia

Author
Publicado em 22/09/2023 às 16:36h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 22/09/2023 às 16:36h Atualizado 7 meses atrás por Juliano Passaro

Os analistas do Itaú BBA, em relatório divulgado a clientes, informaram que estão "mais pessimistas do que nunca na Apple (AAPL34)" e reiteram "rating de desempenho inferior para o papel".

A Apple divulgou o seu novo lançamento (iPhone 15), na última terça-feira (12). Apesar de admitirem que a empresa incluiu itens interessantes no aparelho, os analistas afirmaram que esperavam mais novidades.

"As modificações parecem meramente graduais, e fracassam em fazer frente aos US$ 30 bilhões em investimento e pesquisa que a Apple gasta anualmente", informou o Itaú em relatório sobre a Apple.

Outro ponto de atenção, segundo os analistas do Itaú, foi que muitos investidores esperavam que a Apple fosse aumentar os preços de seus novos celulares, com o objetivo de compensar um demanda mais fraca. Não foi o que aconteceu. A maior parte dos modelos apresentados estão com preços semelhantes aos do ano passado, então a expectativa para as receitas da Apple caem.

Sendo assim, o lançamento dos novos modelos do iPhone, segundo o Itaú, terá impacto negativo na receita e margens da Apple. Além disso, os analistas reiteram que o valor de mercado da empresa é "difícil de justificar". Isso porque ele equivale a 27 vezes o seu preço/lucro (P/L), o que é bem alto, considerando a média do mercado americano.