Fundos imobiliários para investir em 2021. Em um cenário econômico ainda desafiador, quais são as melhores estratégias e tipos de fundos para investir sem correr grandes riscos e ao mesmo tempo garantir bons dividendos?

Certamente, a resposta para a pergunta do parágrafo anterior é o que a maioria, senão todos os investidores que apostam nos fundos imobiliários procuram.

Nesse artigo, o Investidor 10 separou uma lista com 12 fundos imobiliários de destaque no mercado em diferentes segmentos. Vale a pena conferir e avaliar se realmente é interessante investir em um dos fundos que serão apresentados aqui.

Observação: Lembrando que o conteúdo apresentado logo abaixo não é uma indicação de investimento, mas apenas uma análise com base em indicadores fundamentalistas relacionados aos fundos imobiliários.

Fundos imobiliários para investir em 2021 – Shoppings

Fundos imobiliários para investir em 2021 - Shoppings
Fundos imobiliários para investir em 2021 – Shoppings – Foto: Freepik

O ano que passou definitivamente foi um dos piores para o comércio em geral e consequentemente para os fundos imobiliários que investem em shoppings centers.

Devido a COVID-19 diversas medidas de isolamento social foram implementadas, dentre elas aquelas que fecharam ou restringiram o acesso aos shoppings. Além disso, a crise econômica gerada pela pandemia, acabou afastando os consumidores e reduzindo drasticamente o faturamento do setor.

Com mais lojas vazias, os proventos pagos pelos fundos de shoppings reduziram significativamente. No entanto, com o início da vacinação prevista para esse ano e a retomada gradativa da economia, os fundos de shopping prometem voltar a crescer.

Neste segmento, separamos três fundos imobiliários para a sua análise:

Fundos imobiliários para investir em 2021 – Galpões Logísticos

Fundos imobiliários para investir em 2021 - Galpões Logísticos
Fundos imobiliários para investir em 2021 – Galpões Logísticos – Foto: Freepik

Os fundos que investem em galpões logísticos aplicam seus recursos e aplicam seus recursos em imóveis de grande porte e em geral locados por grandes empresas como distribuidoras, transportadoras e e-commerces.

Em razão das características dos seus imóveis e do tipo de cliente que costuma fazer parte das suas carteiras, os fundos imobiliários de galpões logísticos estão entre os que menos sofreram com o ano atípico de 2020, principalmente em razão do crescimento significativo do e-commerce brasileiro.

Para 2021, os analistas esperam que esse segmento continue a crescer e se destacar, alavancado principalmente pelo crescimento das lojas virtuais.

Neste segmento, também separamos três fundos imobiliários para a sua análise:

Fundos imobiliários para investir em 2021 – Lajes Corporativas

Fundos imobiliários para investir em 2021 - Lajes Corporativas
Fundos imobiliários para investir em 2021 – Lajes Corporativas – Foto: Freepik

Os fundos imobiliários de Lajes Corporativas são aqueles que investem em edifícios comerciais de alto padrão destinados a grandes empresas e órgãos públicos.

Nesse segmento também existem bons fundos imobiliários pagadores de dividendos e com carteira de ativos diversificada o bastante para garantir maior segurança e menores riscos para os seus cotistas.

Neste segmento, também separamos três fundos imobiliários que merecem destaque quando o assunto são os melhores fundos imobiliários para 2021, confira:

Fundos imobiliários para investir em 2021 – Agências Bancárias

Fundos imobiliários para investir em 2021 - Agências Bancárias
Fundos imobiliários para investir em 2021 – Agências Bancárias – Foto: Freepik

Os fundos imobiliários de agências bancárias costumam atrair um bom número de investidores cotistas em razão da sua tradicional solidez e segurança. Afinal, quem não gostaria de alugar seus imóveis para um Banco, não é mesmo?

Os fundos que atuam nesse segmento, investem seus recursos em imóveis destinados à locação por parte das instituições financeiras, clientes de alta renda e com baixo índice de inadimplência. Assim sendo, os fundos de agências bancárias costumam oferecer um excelente  histórico de dividendos.

Neste segmento, vale a pena conferir os seguintes fundos imobiliários:

Fundos imobiliários para investir em 2021 – Fundo dos Fundos

Fundos imobiliários para investir em 2021 - Fundo dos Fundos
Fundos imobiliários para investir em 2021 – Fundo dos Fundos – Foto: Freepik

Por fim, temos ainda, o fundo dos fundos, uma excelente opção para aqueles que estão apenas começando a investir nesse tipo de ativo e que ainda não dominam por completo o mercado dos fundos imobiliários.

Os fundos dos fundos são assim conhecidos pois não aplicam seus recursos diretamente em imóveis próprios, mas sim em outros fundos imobiliários. Sendo assim, podemos dizer que quem adquire suas cotas está na verdade confiando suas escolhas aos analistas e administradores do respectivo fundo.

Vale destacar, que em geral os fundos dos fundos contam com carteiras diversificadas e que portanto costumam oferecer riscos menores aos cotistas.

Neste segmento, separamos um fundo imobiliário para a sua análise:

Aproveite a área de fundos imobiliários do Investidor 10 e avalie os papéis citados neste artigo e muitos outros.

Mas, antes de sair, não deixe de enviar o seu comentário! Você investe ou investiria em um ou mais fundos listados neste conteúdo?