Entenda de onde vem o faturamento da Disney

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Publicado em 14/06/2022 às 11:57h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 14/06/2022 às 11:57h Atualizado 7 meses atrás por Redação
Entenda de onde vem o faturamento da Disney
Entenda de onde vem o faturamento da Disney

Você já se perguntou de onde vem o faturamento da Disney? Afinal, a Disney DIS (BDR DISB34) é uma das maiores empresas do mundo, conhecida no planeta inteiro e com muitos negócios. Saber exatamente de onde uma empresa faz o seu dinheiro é uma das informações fundamentais de quem pensa em fazer um investimento. Pensando nisso, hoje o Investidor 10 vai explorar exatamente de onde a Disney faz o seu dinheiro e como. Análise que pode ser feita para qualquer empresa. Vamos lá?

Breve histórico da empresa Disney

Criada em 1923 pelos irmãos Walt e Roy O. Disney, com o nome de Disney Brothers Cartoon Studio, a empresa é hoje uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Antes de diversificar a sua atuação para todo o setor de entretenimento, a empresa era um estúdio de animação, que se tornou líder neste mercado. Em 1986 a “Walt Disney Company” começou a criar e a adquirir diversas marcas, estúdios, propriedades intelectuais e também a investir em conteúdo mais maduro. O mascote da companhia, Mickey Mouse, foi criado no ano de 1928, e também é uma franquia de muito sucesso. No entanto, ele não representa o maior faturamento da Disney.

Segmentos de negócio da Disney

Faturamento da disney: Por ser uma empresa com vários focos diferentes, é costumaz que o seu faturamento seja segmentado para uma melhor compreensão de quem o analisa. Até o ano de 2018, por sua vez, o faturamento da Disney era dividido em 5 segmentos que, em alguns anos específicos, sofreram aglutinações pontuais. Esses segmentos eram chamados de “Entretenimento de Estúdio “, “Produtos para o consumidor”, Mídia interativa”, “Parques e Resorts” e “Redes de televisão e rádio”. Entre 2018 e 2020, os segmentos de “Produtos para o consumidor”, “Mídia Interativa” e “Parques e Resorts” se tornaram: “Direto ao consumidor e internacional“ e “Parques, experiências e produtos”. Eventualmente, a partir de 2021 os relatórios financeiros da companhia simplificaram ainda mais o entendimento do seu faturamento, aglutinando os 4 segmentos em apenas dois:

  1. Distribuição de mídia e entretenimento, que é a fusão do Entretenimento de Estúdio e Redes de Televisão e Rádio;
  2. Parques, experiências e produtos, que passou também a contar com o segmento de “Direto ao Consumidor e Internacional”.

Vamos explorar agora o motivo da Disney ser uma das maiores empresas do mundo, estando na 53º posição da “Fortune 500” dos EUA em faturamento no ano 2022. Top 10 blogs do Brasil sobre investimentos Homem verificando graifco de investimento. Foto Freepik[/caption]

1. Distribuição de Mídia e Entretenimento

Faturamento da disney: Apenas no ano de 2021 o faturamento da Disney neste segmento foi de mais de 50 bilhões de dólares. Este é o segmento de negócios mais rentável da empresa. Distribuição de Mídia e Entretenimento para a Disney, significa basicamente o faturamento originado de produções filmográficas e de audiovisual e também das redes de televisão. O fato é que a companhia é dona de dezenas de marcas famosas do mundo do entretenimento, entre elas podemos citar a “Marvel” e a “Lucasfilm”. Enquanto a Marvel é dona da franquia de filmes de super-heróis mais rentável do mundo, sendo “Avengers: Endgame”, com maior bilheteria de todos os tempos. Já a Lucasfilm é dona da franquia “Star Wars”, que é a quinta maior franquia de todos os tempos, explorada em filmes, séries, quadrinhos, brinquedos e outros conteúdos. Por outro lado, a própria Disney é uma produtora de filmes muito popular, contando com obras originais como a franquia “Rei Leão”, “Frozen”, “Mickey Mouse”, “Toy Story” e outras. Quanto às redes de televisão, elas são a maior geração de renda da companhia, tendo sido responsáveis por 41% de todo faturamento da Disney em 2018. Atualmente, os principais ativos que fazem parte da companhia, são:

  • ABC Entertainment Group;
  • FX Networks;
  • Disney Branded Television;
  • A&E TV Channels;
  • Lifetime Entertainment Services;
  • History TV Channels.

Esses ativos compreendem redes de televisão, canais à cabo, uma série de estúdios de produção e distribuição e estações de televisão próprias e operadas pela empresa.

2. Parques, experiências e produtos

Faturamento da disney: No ano de 2018 o segmento de “Parques e Resorts” representou 34% de todo o faturamento da empresa, sendo o segundo segmento com maior faturamento da Disney. Se considerarmos também o segmento de “Produtos para o consumidor”, que naquele ano representou 8% do faturamento da companhia, o total chega a 42%. Entretanto, é importante destacar que esse faturamento foi em um período pré-pandemia. Sendo a pandemia algo que afetou enormemente os parques e resorts da empresa. Para se ter uma melhor noção, quando se retira os custos do faturamento bruto, em 2020 este segmento teve um prejuízo de 81 milhões de dólares. Em 2021 houve uma recuperação impulsionada pela reabertura gradual do comércio e a vacinação em massa. Neste o seu lucro neste segmento atingiu 471 milhões de dólares. Por outro lado, o segmento de Distribuição de Mídia e Entretenimento lucrou mais de 7 bilhões de dólares, em grande parte por conta dos serviços de streaming e televisão. Atualmente, os parques e resorts da empresa compreendem os seguintes ativos:

  • Disneyland Resort;
  • Walt Disney World Resort;
  • Disneyland Paris;
  • Tokyo Disney Resort;
  • Hong Kong Disneyland Resort;
  • Shanghai Disney Resort.

Lucro e Faturamento da Disney entre 1995 e 2021

Faturamento-da-Disney

Faturamento da Disney Veja abaixo uma tabela com o faturamento e o lucro anual da Disney desde o ano de 1991.

Ano Total (Em milhões de dólares) Lucro (Em milhões de dólares)
1995 12,525 2,445
1996 18,739 3,033
1997 22,473 4,312
1998 22,976 4,079
1999 23,435 3,231
2000 25,402 4,081
2001 25,790 4,214
2002 25,360 2,826
2003 27,061 3,174
2004 30,752 4,488
2005 31,944 5,137
2006 34,285 6,491
2007 35,510 7,827
2008 37,843 8,445
2009 36,149 6,672
2010 38,063 7,586
2011 40,893 8,825
2012 42,278 9,964
2013 45,041 10,724
2014 48,813 13,005
2015 52,465 14,681
2016 55,632 15,721
2017 55,137 14,775
2018 59,434 15,706
2019 69,570 14,868
2020 65,388 8,108
2021 67,418 7,766

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