Como fazer o dinheiro trabalhar para você?
Você já se perguntou sobre como investir em ações internacionais?
Muitos investidores brasileiros têm essa vontade, mas a maioria ainda tem dúvidas sobre o processo. Antigamente, investir em ações internacionais era um processo muito mais complicado, mas hoje em dia a burocracia diminuiu bastante e já é possível se expor a esse mercado.
Pensando nisso, hoje a Investidor10 irá explicar como investir em ações internacionais de empresas estrangeiras de forma simples e segura. Vamos lá?

Antes de explicarmos como investir em ações internacionais, é importante entender os motivos pelos quais um investidor deveria fazer isso.
Primeiro, porque se trata de uma forma de diversificar o seu patrimônio. A diversificação, é uma das estratégias mais importantes para os investidores conscientes.
Uma carteira de investimentos diversificada, consegue resistir às volatilidades do mercado com muito mais resiliência, perdendo dinheiro de um lado, e ganhando de outro.
Ter dinheiro investido em ações internacionais, por sua vez, é uma forma de aproveitar a situação favorável, ou pelo menos mais estável da moeda e economia de outro país.
Agora veja 4 métodos de como investir em ações internacionais de forma simples e segura.
Como investir em ações internacionais?
O primeiro método para investir em ações do exterior requer a abertura de uma conta bancária e também em uma corretora de valores estrangeira.
Esse processo pode ser um pouco burocrático, mas é o que garante a maior autonomia sobre os investimentos que estão sendo feitos em ações internacionais.
Vale lembrar que é necessário ficar de olho nas taxas que podem ser cobradas nessas contas do exterior para não perder dinheiro sem perceber.
A boa notícia é que hoje em dia alguns bancos ou instituições financeiras facilitam o acesso a corretoras ou plataformas de investimento no exterior.
Mercado de Ações: Foto Freepik[/caption]
Como investir em ações internacionais?
Uma BDR (Brazilian Depositary Receipt), trata-se de um ativo comercializado na bolsa de valores brasileira que é composto por ações de empresas internacionais.
Um BDR não equivale exatamente a uma ação da empresa original. Muitas vezes, um BDR pode ser composto de várias ações de uma empresa, dependendo do valor individual desta.
Comprar um BDR é uma das formas de como investir em ações internacionais mais seguras e práticas, pois não requer conta no exterior e pode ser adquirida com reais.
Por outro lado, vale destacar que um BDR não é a mesma coisa que uma ação da empresa que ela representa, pois dentre outras coisas, não dá direito de participação em assembleias.
Apesar disso, BDRs pagam dividendos, caso a empresa original tenha costume de distribuir os seus ganhos com os acionistas.
Vale ressaltar que existem dois tipos de BDRs, são elas:
Como investir em ações internacionais? Outra forma de investir em ações internacionais é por meio da aquisição de cotas de fundos de investimento que investem em empresas estrangeiras.
Uma das vantagens de adquirir cotas de fundos é que a administração do fundo é feita por um gestor, o que pode transmitir maior segurança aos investidores.
Por outro lado, nem sempre a gestão de um fundo é boa, então é preciso analisar muito bem quem é o gestor do fundo, o seu histórico e quais são as taxas cobradas.
Também é interessante observar quais são os investimentos que esse fundo está fazendo, para verificar se o gestor está tomando boas escolhas.
O quarto método para investir em ações internacionais é por meio da aquisição de ETFs. ETFs, por sua vez, são fundos que acompanham determinados índices da bolsa.
Por exemplo, é possível comprar um ETF baseado no Ibovespa, ou seja, é um fundo composto apenas por ações de empresas que fazem parte desse índice.
A ideia é acompanhar a volatilidade de um determinado segmento de empresas. Todavia, uma pequena parcela desses fundos possui outros ativos para balancear a carteira.
No caso, bolsa de valores brasileira é possível encontrar ETFs baseados em empresas estrangeiras, são dentre eles:
Ambas ETFs acima são baseadas em quinhentas empresas americanas de maior capitalização de mercado.

Quando um investidor decide investir em ações de empresas internacionais, o mínimo que ele precisa fazer é avaliar bem se a empresa que ele quer investir é um bom investimento.
Para fazer essa análise ele pode utilizar de duas metodologias principais, são elas:
A questão é que avaliar apenas a empresa não é o suficiente. Também é imprescindível avaliar o cenário econômico do país e o setor em que a empresa se encontra.
Sendo assim, o investidor que quiser fazer uma boa aplicação em ações internacionais, precisa avaliar ambos os fatores.
O problema é que nem sempre é fácil entender como o mercado de outro país funciona. Por isso que antes de qualquer investimento é importante estudar bastante.
Por fim, uma das maiores dúvidas que os investidores têm, é sobre qual seria a melhor bolsa de valores estrangeira para se investir o seu dinheiro.
Quase todos os países têm as suas próprias bolsas de valores, e por sua vez, cada uma delas tem uma capitalização de mercado diferente e a presença de diferentes empresas.
A escolha de um país para investir vai depender do quanto o investidor entende sobre a economia daquela região e qual é a sua relação com ele.
Na maioria dos casos, às bolsas de valores americanas são geralmente o alvo mais comum dos investidores, pois nelas se encontram empresas do mundo inteiro.
Quer saber mais sobre o investimento em ações internacionais? Então continue acompanhando os conteúdos do Investidor10.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?