Carol Paiffer: conheça o perfil da fundadora da Atom Participações

Author
Publicado em 09/12/2022 às 11:55h - Atualizado 4 meses atrás Publicado em 09/12/2022 às 11:55h Atualizado 4 meses atrás por Redação
Carol Paiffer
Carol Paiffer
Carol Paiffer

é uma das empreendedoras e empresárias mais bem-sucedidas do Brasil atualmente. Conhecer a sua história é indispensável para quem quer começar a investir e empreender. Na realidade, o Brasil carece de uma cultura empreendedora bem desenvolvida. Tanto que muitas pessoas gostariam de empreender, mas não sabem bem como fazer isso. Aprender com os erros e acertos dos outros, por sua vez, é uma ótima estratégia. E é por isso que o Investidor10 decidiu montar o perfil de Carol Paiffer. Continue lendo.

Quem é Carol Paiffer?

Vamos começar pelo básico. Carol Paiffer é uma empreendedora e empresária brasileira, atual presidente e diretora da área de investimentos da ATOM Participações S.A. Como fundadora da companhia, junto de seu irmão, Joaquim Paiffer, ela também trabalha no relacionamento com os investidores, buscando estreitar o contato e exibir transparência. Sua formação é administração de empresas, apesar de já ter chegado a considerar a carreira da moda. Desde o começo da faculdade ela trabalha com a bolsa de valores. Antes da ATOM Participações, no entanto, Carol chegou a atuar junto de seu irmão na Paiffer Investimentos. Nessa época já focando a sua política em estratégia de day trade. Hoje Carol também é sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo, sendo a única mulher no meio de 33 homens. Isso a incentivou a fundar o “Êxito Ladies”, um projeto paralelo. O objetivo desse projeto, que é um braço do Instituto Êxito, é incentivar outras mulheres a empreenderem e acelerarem os seus projetos pessoais de empresas. Vale destacar que Carol passou a integrar o programa “Shark Tank Brasil” a partir de sua quinta temporada, além de ser apresentadora do Café com Mercado do Uol Economia+. Contudo, não é só administrar empresas e apresentar programas, Carol também ganha dinheiro ministrando palestras e cursos ao redor do Brasil e do mundo. O seu foco, é claro, é falar sobre day trade. Em 2020, por exemplo, ela participou da Moneyweek e conversou sobre todos os prós e contras da sua profissão. Além disso tudo, a empresária encontra tempo para escrever, sendo autor do livro “4traders”, a história de 4 traders mulheres que aprendem bolsa de valores em Nova York.

História da Carol Paiffer

História da Carol Paiffer

História da Carol Paiffer - Foto: Instagram[/caption] Carol nasceu no ano de 1983, na cidade de Campinas no estado de São Paulo. Apesar de hoje ser uma grande empreendedora, esse talento para o mercado financeiro não é familiar. Na realidade, o pai de Carol era um fazendeiro de Porto Feliz, uma cidade a 40km de Sorocaba. Foi apenas na faculdade que a moça ouviu falar no termo “Bolsa de valores”. No começo, a jovem tinha escolhido cursar a faculdade de moda, entretanto, mudou completamente de ideia assim que conheceu e passou a entender o mercado financeiro. Se formou, então, em administração de empresas em 2008. Entretanto, desde 2005 já atuava com investimentos, graças ao incentivo do seu irmão, Joaquim Paiffer. Desde o começo o seu foco foi o day trade, que trata-se da compra e venda de ações dentro do mesmo dia, algo que considerado muito arriscado pela maioria dos analistas. Para começar a atuar nesse mercado, todavia, Carol e seu irmão decidiram comprar ações de primeira linha. Ela usando seus 3 mil reais da poupança e ele entrando com 10 mil reais. A operação vingou e com o sucesso, o pai decidiu dar um apoio financeiro para os ajudarem a seguir na empreitada. No começo, eles eram agentes autônomos de investimentos. Eventualmente, com o crescimento, decidiram montar uma carteira para fazer gestão dos seus clientes. Na época eles ainda atuavam com o nome de Paiffer Investimentos. Começando com apenas 3 clientes em 2006, Carol e seu irmão já possuíam mais de 600 clientes apenas dois anos depois. Rapidamente começaram a se destacar. Em 2013 aconteceu a compra pela antiga Inepar Telecom, que fez surgir a Atom, a primeira mesa de traders de capital aberto da bolsa de valores brasileira. Isso fez com que Carol Paifer se tornasse CEO de uma empresa de capital aberto antes mesmo de ter 30 anos de idade, sendo uma das 4 CEOs mulheres atualmente na bolsa.

Carol Paiffer e a Atom

A ATOM Participações representa uma parte muito importante da vida de Carol, já que a empresa surgiu baseada na filosofia de investimentos de curto prazo. Nos seus primeiros anos, Carol ganhou destaque pelo seu alto nível de produtividade à frente da companhia, ganhando uma reputação de forte durante as reuniões. Ter o seu irmão, Joaquim, como presidente do conselho administrativo, também teve uma grande contribuição para o nome de Carol ser escolhido para a presidência. Por ser o resto da empresa e também atuar como diretora de relação com investidores, Carol acabou ganhando muito destaque no cenário financeiro a nível Brasil. Na maioria dos vídeos publicados pela empresa, é Carol quem está lá. Sendo também considerada uma das maiores investidoras de day trade do país.

O que é a ATOM Participações?

A ATOM Participações é uma empresa brasileira de capital aberto focada em investimentos e em especial em estratégia de investimento de Day Trade, o seu carro chefe. Atualmente a companhia atua em duas frentes diferentes. A primeira é como uma espécie de “Uber do mercado financeiro”, contratando pessoas para operarem o dinheiro da ATOM. A segunda é por meio da educação, buscando ensinar as pessoas que não entendem nada da bolsa de valores a começarem a investir. Essa iniciativa é a ATOM Educacional. Vale ressaltar que a empresa se encontra em uma posição fortuita para fazer investimentos em diversas frentes que contribuam para manter o seu ritmo de crescimento acelerado. Por exemplo, hoje a ATOM Participações consegue fazer investimentos em outras empresas, já tendo inclusive investido em dezenas de negócios de vários segmentos. Com base em um sistema de meritocracia, Carol e Joaquim estão sempre em busca de traders para se tornarem sócios da empresa e assim poderem crescer juntos. Na realidade, a empresa incentiva a valorização dos seus quadros, optando sempre por uma equipe enxuta e eficiente para que todos ganhem bem e se sintam motivados.

ATOM Educacional

A ATOM Educacional é um braço da ATOM Participações. Seu foco é voltado para ensinar as pessoas a operar na bolsa de valores sem precisar de grandes aportes financeiros. Trata-se de uma rede de franquias que funcionam como escolas espalhadas pelo país para compartilhar o conhecimento adquirido por Carol e seu irmão em 14 anos de atuação. A companhia tem uma meta bastante difícil: fazer com que as pessoas consigam operar por, pelo menos, 1 a 2 horas por dia de qualquer lugar e ainda lucrar. Mesmo pelo celular. O foco da companhia atualmente é desenvolver atividades relacionadas à publicação de livros e revistas de conteúdos educacionais no segmento financeiro. Essas publicações são todas de materiais didáticos para o mercado financeiro, versando sobre investimento em day trade, títulos da dívida pública e títulos privados. Para a ATOM Educacional, investir em educação e capacitação dos traders é a melhor forma da empresa crescer e se desenvolver no longo prazo. Um dos seus maiores investimentos é um programa educacional baseado na experiência, a “Aceleradora de Traders”, que tem o objetivo de treinar traders experientes novatos.

Joaquim Paifer: presidente do conselho administrativo

Também formado em administração de empresas, Joaquim Paiffer iniciou no mercado financeiro quando tinha apenas 19 anos. Em apenas um ano montou o seu escritório. Dois anos depois ele já havia se tornado um dos mais jovens gestores do Brasil, ao mesmo tempo em que fundou o primeiro “Asset Management” do interior. Hoje ele tem 34 anos, opera títulos públicos com maior ênfase e é sócio também da “Tuchê Asset Management”.

O crescimento da ATOM Participações

Algo interessante a ser mencionado a respeito da ATOM Participações é o fato de que ela é uma empresa que cresce e que cresceu muito rápido ao longo da sua história. Por exemplo, no terceiro trimestre de 2020 a empresa teve um lucro líquido 3192% maior do que aquele obtido no mesmo período de 2019, revertendo um prejuízo de 137 mil reais. Nesse período o seu lucro foi de 4,2 milhões de reais. Se o ano inteiro for analisado, também é uma situação favorável para a empresa, que lucrou 11,3 milhões de reais. Para se ter uma ideia, no período anterior o lucro havia sido de pouco mais de 1,3 milhões de reais. Suas ações, por sua vez, valorizaram mais de 100%, saindo de 1, 72 para 3,42. Esse crescimento incrível, por conseguinte, pode ser explicado com base em uma série de fatores, tais como a queda da taxa de juros que chegou à mínima histórica. Isso, por sua vez, levou milhões de pessoas a decidirem investir na bolsa de valores pela primeira vez, o que inclui milhares de interessados em fazer day trade. Ao final de 2020, por volta de 34,78% das ações da empresa foram vendidas para a revista Exame, que é controlada pelo banco BTG Pactual. Isso fez o valor da ação dobrar.

Curiosidades sobre Carol Paiffer

Curiosidades sobre Carol Paiffer

Curiosidades sobre Carol Paiffer - Foto: Instagram[/caption] Carol Paiffer, assim como todas as pessoas ricas e bem-sucedidas, não alcançou esse sucesso do nada. Foi necessário investir em muito conhecimento. Conhecimento este que Carol adquiriu lendo livros. Alguns dos seus livros preferidos, nesse sentido, são o “O Sonho Grande”, “Poder do Hábito”, “Mindset” e “Mentes Brilhantes Rombos Bilionários”. Algo que também não pode ser subestimado é que a saúde financeira também está alinhada com a saúde física e, por isso, Carol é muito chegada aos esportes. Ela já correu três maratonas pelo mundo, em Miami, Mendoza e Florença, além de praticar hipismo, ciclismo e futsal. Recentemente investiu no time feminino do Vasco da Gama. Esse último investimento, no entanto, ocorreu de forma inusitada, quando após o youtuber Casimiro reagir a sua participação no Shark Tank Brasil e brincar que ela deveria investir.

Dinheiro garante felicidade?

Quando estava na faculdade, Carol era conhecida por ser uma pessoa chata de tão feliz que ele aparentava ser, mesmo sendo uma das que menos tinha dinheiro na turma. Para Carol Paiffer, felicidade não está atrelada ao dinheiro, pois ela se sentiu sempre uma pessoa muito realizada e grata por tudo que tinha, mesmo quando tinha pouco. Por outro lado, ela reconhece que o dinheiro é capaz de trazer conforto e ajudar em algumas realizações pessoais, mas a felicidade em si não está atrelada ao seu acúmulo. Ela ainda diz que os seus maiores momentos de felicidade são quando ela está correndo ou ouvindo uma música. Para ser feliz é preciso estar aberto para a felicidade. Felicidade então não é financeira, sendo o dinheiro apenas uma consequência do potencial pessoal sendo bem aplicado. Isso significa que a pessoa sempre saberá fazer dinheiro. A forma como Carol vê o dinheiro é como uma ferramenta a qual ela pode utilizar para ajudar mais pessoas. Ela diz que não quer mais dinheiro para si mesma. Na realidade, a empresária quer dinheiro para investir em mais empresas e financiar mais traders, pois o seu estilo de vida continua exatamente o mesmo já há muito tempo. Ela diz inclusive que quer investir em mais startups e de forma geral ajudar a fomentar o empreendedorismo brasileiro que de maneira geral carece de profissionalismo. Em relação ao mercado, Carol Paiffer acredita que para operar bem é preciso fazer poucas operações pegando as incorreções do mercado, algo que se aprende apenas com o tempo. Ela também acredita que fazer day trade é uma forma de operar na bolsa de valores que permite o acesso de qualquer pessoa ao mercado financeiro.

O que podemos aprender com Carol Paiffer?

Primeiramente é necessário reconhecer a história de sucesso da empreendedora. Em segundo lugar, é importante analisar que ela é uma pessoa focada no que faz. Desde o começo da sua vida empreendedora, Carol sempre focou no day trade e, mesmo expandindo para outros tipos de investimento, ela nunca deixou de lado o principal. Quem quer ter sucesso, por sua vez, precisa descobrir aquilo no que é bom investir nisso. O sucesso e o dinheiro são consequência da exploração das nossas habilidades. Gostou de saber mais sobre a vida de Carol Paiffer? Então aproveite para colocar o Investidor10 na sua lista de favoritos, seguir nossas redes sociais e ficar sempre por dentro das nossas publicações.