A cada dia que passa cresce o número de pessoas interessadas em investir nas moedas virtuais, sendo a principal delas os Bitcoin. Mas afinal, o que tem levado tantas pessoas a investirem nesse tipo de moeda? Quais são as suas principais vantagens e desvantagens? Existem riscos para o investidor?

Confira a cotação do Bitcoin hoje.

O sucesso das moedas virtuais e principalmente dos Bitcoins é tamanho, que estima-se que existam mais pessoas investindo em criptomoedas do que em ações no Brasil. Obviamente, o volume de investimentos se considerado o montante financeiro total investido não se compara, mas o interesse cada vez maior dos investidores pelas criptomoedas chama a atenção. Acredita-se que a grande procura pelas moedas virtuais esteja baseada nas suas fortes oscilações e possibilidades de altos ganhos.

Se você assim como outros investidores deseja conhecer mais sobre o Bitcoin e compreender melhor as suas vantagens e desvantagens, não deixe de conferir esse artigo até o final. Nesse conteúdo o Investidor 10 lista todas as principais vantagens e desvantagens dos Bitcoins, você não pode deixar de conferir!

Quais são as principais vantagens do Bitcoin?

Vantagens dos Bitcoins
Bitcoin parado – Foto: Freepik

Muitas são as vantagens do Bitcoin, veja porque a moeda tem chamado a atenção de muitos investidores.

Bitcoins – Descentralização: A descentralização é um dos mais importantes princípios das criptomoedas. Basicamente elas foram criadas com o objetivo de libertar as pessoas dos sistemas monetários tradicionais e das intervenções governamentais sobre o poder de compra das moedas.

Com base na descentralização as moedas virtuais não possuem um órgão central regulador, por exemplo. O seu funcionamento é firmado em uma rede colaborativa entre seus usuários que sustentam o sistema.

Bitcoins – Tarifas mais baixas: Como não são controladas ou administradas por grandes bancos e autoridades monetárias, o Bitcoin e as demais moedas virtuais são menos expostas a cobrança de taxas e tarifas que por muita das vezes minam a rentabilidade do investidor.

A ideia do Bitcoin é exatamente a de livrar as pessoas definitivamente de taxas e tarifas de modo que elas possam ser completamente livres para cuidar do seu dinheiro.

Bitcoins – Moeda universal: Outra grande vantagem do Bitcoin é a sua universalidade. Diferentemente das moedas tradicionais, como o Dólar, o Euro e o Real, o Bitcoin é uma moeda universal e pode ser aceito em diversas partes do mundo, sem precisar passar por conversões monetárias.

No entanto, apesar da sua grande aceitação, é preciso destacar que o Bitcoin e outros moedas virtuais não são aceitas em alguns países do mundo. Por isso, antes de tentar utilizar o Bitcoin como meio de pagamento no exterior é importante procurar se informar.

Bitcoins – Proteção contra congelamentos governamentais: A liberdade é uma das grandes vantagens apontadas por quem investe em Bitcoins. Afinal, como a moeda não conta com um órgão regulador central ela fica automaticamente livre de congelamentos e ações governamentais que busquem interferir no seu poder de compra.

Bitcoins – Possibilidade de altos ganhos: Quem investiu em Bitcoin anos atrás conseguiu ganhar muito dinheiro, isso porque, a moeda sofreu forte valorização ao longo do tempo. Para que se possa ter uma ideia, hoje um único Bitcoin equivale a mais de R$ 60 mil reais!

Bitcoins – Proteção contra a inflação: A quem diga que com o passar do tempo as moedas virtuais vão se estabilizar, oscilando menos. No caso do Bitcoin essa teoria tem como base o número limites de moedas a serem emitidas que é de R$ 21 milhões de unidades.

Oscilando menos e oferecendo menor risco aos investidores ao mesmo tempo em que são totalmente independentes de órgãos reguladores essas moedas podem se tornar uma verdadeira proteção de capital contra inflações e desvalorizações da moeda de um país.

Quais são as principais desvantagens do Bitcoin?

Desvantagens do Bitcoin
Vários Bitcoins – Foto: Freepik

No tópico anterior, conhecemos as principais vantagens do Bitcoins e demais moedas virtuais. No entanto, como nem tudo são flores, também existem algumas desvantagens, confira, quais são:

Bitcoins – Investimento de alto risco: Se muita gente formou verdadeiras fortunas investindo em Bitcoins, outras pessoas perderam muito dinheiro. Excessivamente volátil, os bitcoins são vistos como um investimento de alto risco.

A moeda pode sofrer forte valorização e também desvalorização da noite para o dia, o que pode fazer com que o investidor ganhe, mas também perca muito dinheiro. Com base no alto grau de risco, não é recomendado por exemplo, que se concentre a maior parte de uma carteira de investimentos nesse tipo de ativo.

Os governos podem proibir transações com Bitcoins: Apesar de não controlarem diretamente as moedas virtuais, os governos podem de alguma forma influenciar na valorização e no poder de compra dessas moedas. Isso porque, como já ocorre em alguns países, os órgãos reguladores podem passar a classificar as negociações e transações com Bitcoins e outras moedas como um crime.

No entanto, vale destacar que aqui no Brasil e nos principais países do mundo, não existe qualquer legislação que proíba a realização de transações com criptomoedas.

Bitcoins – Falta de regulação: Outra desvantagem a ser considerada a respeito dos Bitcoins diz respeito a falta de regulação e leis claras que criem direitos e deveres relacionados a esse tipo de moeda. Além disso, não há uma instituição responsável por administrar, controlar e regular as moedas virtuais, como um Banco Central por exemplo.

Vale destacar, que os investimentos em moedas virtuais não estão cobertos pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito.

Bitcoins – Risco de ataques hackers: Apesar de se falar muito na segurança das criptomoedas, é preciso reconhecer que como tudo que ocorre em meio virtual elas estão suscetíveis a riscos, como um ataque hacker, por exemplo. Quando roubadas por hackers, torna-se praticamente impossível recuperar tais moedas.

Incidem tributos sobre os ganhos com Bitcoins: A até alguns anos após a criação do Bitcoin uma das suas grandes vantagens era a inexistência de qualquer obrigatoriedade quanto ao recolhimento de impostos. No entanto, nos últimos anos a Receita Federal passou a exigir que o patrimônio acumulado em Bitcoins e outras moedas virtuais seja declarado e mais do que isso, passou-se a exigir o pagamento de imposto de renda sobre o lucro com a venda de criptomoedas.

Bitcoins – Baixa aceitação: Ainda não tão difundida como as moedas tradicionais, os bitcoins e demais moedas virtuais não contam com a mesma aceitação das moedas tradicionais. Apesar de já serem aceitas em muitos estabelecimentos comerciais ao redor do mundo. Você não pode sair por aí com Bitcoins na carteira para comprar itens do dia a dia, como aquele cafezinho na padaria do seu bairro.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens a respeito dos Bitcoins e demais moedas virtuais, deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Você investe ou investiria em Bitcoins? As vantagens oferecidas pelas moedas virtuais são maiores que as desvantagens? Elas são realmente seguras e podem ser consideradas o dinheiro do futuro?