Livros para iniciar investimentos: Aprenda a obter lucro e rentabilidade dos seus investimentos e multiplique significativamente o seu patrimônio.

Os investimentos podem ser entendidos como uma aplicação de recursos no presente, a fim de obter retorno financeiro futuro superior ao capital inicialmente investido, acrescido de juros e correção monetária.

Em síntese, eles são realizados para resgate no curto, médio ou longo prazo, e quanto maiores as suas chances de ganhos, maiores os riscos. Então, por que começar a investir?
Primeiramente, os investimentos proporcionam oportunidades valiosas de aumentar o seu patrimônio, o que garante segurança financeira, maior planejamento da aposentadoria e alcance de objetivos financeiros diversos.

Para dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos, é necessário gerir o dinheiro com inteligência e cautela, analisando a sua situação financeira, seu perfil de investidor, identificando quais opções de investimento se ajustam às suas necessidades e, por fim, poupando os rendimentos mensais.

Caso você queira iniciar seus investimentos mas não sabe por onde começar, deve procurar se instruir através de cursos, vídeos e claro, livros para iniciar investimentos.

Em vista disso, selecionamos neste post seis livros para iniciar investimentos que vão inspirar novos aprendizados acerca dos investimentos e transformar a sua vida financeira.
Confira agora!

Livros para iniciar investimentos:                                          1. Bitcoin: A Moeda da Era Digital – Fernando Ulrich

O Bitcoin é a mais conhecida das criptomoedas, e trata-se do primeiro sistema de pagamentos global totalmente transparente e descentralizado, isto é, não necessita da regulamentação de nenhum governo, empresa ou banco para operar.

Essa moeda digital está cada dia mais valorizada e possui grandes atrativos para investidores experientes, como a facilidade das transações, segurança, privacidade, e proteção em relação à inflação. Dado isso, a nossa primeira indicação de leitura é o livro “Bitcoin: A Moeda da Era Digital”.

Nele, Fernando Ulrich, mestre em Economia e estudioso de teorias monetárias, descreve todas as características desse “ouro digital”, sua história, estrutura e funcionamento, expondo de que modo a implantação das criptomoedas está interligada aos princípios de liberdade monetária.

Ademais, o autor esclarece diversos conceitos como reserva fracionária, ciclos econômicos e inflação, e seus ensinamentos são primordiais para todos que queiram inteirar-se sobre essa modalidade de investimento.

livros para iniciar investimentos
Imagem do Livro Bitcoin a Moeda na Era Digital – Foto: Divulgação

2. Blockchain e Organizações Descentralizadas – João Guilherme Lyra

João Guilherme Lyra, especialista em Organizações Descentralizadas e fundador do grupo Blockchain Brasil, esclarece em sua obra “Blockchain e Organizações Descentralizadas” o funcionamento de toda a engenharia computacional por trás das criptomoedas.

Em suma, o blockchain é definido como um algoritmo de criptografia que garante a segurança das transferências de dados e valores feitas nas redes, criando ativos digitais e promovendo mudanças nas estratégias de empreendedorismo e investimentos.

Por meio de uma visão crítica, o autor disserta em seu livro sobre os impactos do blockchain em novas formas organizacionais, explicando seu valor econômico gerado para a sociedade e suas vantagens, além de debater sobre suas limitações e desafios legais.

Na perspectiva dos investimentos, essa leitura irá te ajudar a compreender em totalidade a tecnologia blockchain para tomar a decisão mais assertiva na hora de escolher qual a melhor criptomoeda a se investir.

livros para iniciar investimentos
Imagem do livro Blockchain: Foto: Divulgação

Livros para iniciar investimentos:                                          3. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Se você deseja conhecer as melhores formas de investir o seu dinheiro, fugir das armadilhas financeiras e ponderar sobre as opções de investimentos, deve estudar mais a fundo o best-seller “Investimentos Inteligentes”, de autoria de Gustavo Cerbasi, reconhecido como a maior referência em educação financeira do Brasil.

Escrito de forma simplificada e exemplificativa, o autor apresenta em seu livro os princípios fundamentais para operar nos principais mercados de investimentos, desde renda fixa, variável e fundos até ações, previdência privada e imóveis.

Também desmistifica crenças falsas a respeito do que é investimento, tira dúvidas comuns de investidores iniciantes, aborda conceitos sobre educação financeira, indica as qualidades do bom investidor e as estratégias para uma vida financeira equilibrada.

Nesse sentido, essa é uma leitura obrigatória para aqueles que almejam enriquecer através dos investimentos e aprender mais sobre o vasto e complexo mundo das finanças.

livros para iniciar investimentos
Livro Investimentos Inteligentes – Foto: Divulgação

Livros para iniciar investimentos:                                          4. Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Quais ensinamentos sobre investimentos no mercado de capitais os maiores banqueiros suíços podem nos oferecer? Este é o ponto central que norteia todo o conteúdo do notável livro “Os Axiomas de Zurique”, sucesso de vendas na categoria investimentos.

Neste best-seller, Max Gunther, jornalista e escritor especializado em economia e finanças, vai a fundo na explicação e discussão sobre investimentos, principalmente no mercado de ações, subdividindo a obra em 12 Grandes Axiomas e 16 Axiomas Menores, que são embasados na ótica dos banqueiros suíços.

Suas lições estabelecem dogmas ou princípios que auxiliam o especulador a criar uma mentalidade investidora para conduzir negociações de forma assertiva e enriquecer o capital aplicado. Vale frisar que os Axiomas podem ser aplicados tanto para a vida financeira, quanto para a vida pessoal, profissional e até afetiva, e são ideais para investidores que buscam lucrar mais, com menos riscos.

6 livros para iniciar investimentos!
Livro Axiomas de Zurique – Foto: Divulgação

Livros para iniciar investimentos:                                          5. A Árvore do Dinheiro – Jurandir Sell Macedo Jr.

Mais um livro imprescindível para investidores iniciantes, “A Árvore do Dinheiro”, que faz parte da coleção ExpoMoney, revela os aspectos cruciais para o desenvolvimento do planejamento financeiro, listando diversas opções de investimentos para que seus leitores alcancem a independência financeira.

Jurandir Macedo, pioneiro em Finanças Comportamentais no Brasil, extrai de sua vasta experiência profissional as melhores lições sobre orçamento financeiro, mencionando as principais características e alternativas de investimentos, como o Tesouro Direto e a caderneta de poupança.

Além disso, detalha o mercado de ações, o sistema de home broker, os conceitos de ativos e passivos, discute sobre os comportamentos financeiros e as razões pelas quais temos tanta dificuldade em poupar.

Essa leitura fará você sair do excesso de endividamento, pensar no dinheiro como um recurso finito que deve ser gerenciado e investido, e multiplicar a sua árvore do dinheiro de forma consistente.

6 livros para iniciar investimentos!
Livro Árvore do Dinheiro – Foto: Divulgação

6. Análise Fundamentalista – José Kobori

A análise fundamentalista consiste no estudo da situação financeira, mercadológica e até mesmo política de uma empresa, com a missão de avaliar diferentes opções de investimentos para identificar o potencial de crescimento do lucro do negócio a médio e longo prazo.

E para tratar deste assunto tão pertinente ao mercado de ações, trouxemos como última recomendação da nossa lista a obra brasileira “Análise Fundamentalista”, que foi escrita por José Kobori, renomado investidor, palestrante e professor de finanças.

Em seu livro, o autor aponta os principais indicadores a serem analisados nos resultados das finanças empresariais para fundamentar a decisão de investimento, introduzindo conceitos financeiros abrangentes como balanço patrimonial, fluxo de caixa, coeficiente de volatilidade, dentre outros.

Concluímos que essa leitura é essencial para investidores iniciantes que visam compreender a análise dos parâmetros fundamentalistas e triunfar no mercado de capitais!

6 livros para iniciar investimentos!
Livro Análise Fundamentalista – Foto: Divulgação

Educação financeira e investimentos!

Os livros para iniciar investimentos ajuda na educação financeira que é peça fundamental para o sucesso dos investimentos, pois possibilita a projeção do cenário futuro, nos fazendo analisar como estamos, para onde vamos e quais ações devemos tomar conforme os objetivos financeiros pré-estabelecidos.

Através dos livros para iniciar investimentos e da Educação Financeira, temos a capacidade de discernir qual o investimento mais viável ao nosso estilo de vida, para assim obtermos rentabilidade e independência financeira.

Portanto, a relação entre educação financeira e investimentos baseia-se na administração dos recursos adquiridos em determinado período para mapear o que financiar ou investir.
Cumpre salientar que os livros para iniciar investimentos, sugeridos neste post trazem insights poderosos sobre os dois temas em questão, e serão de grande valia para o sucesso da sua jornada financeira!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, além dos livros para iniciar investimentos, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!