A Smiles Fidelidade S.A. é uma gestora de um programa de multifidelização de diversas companhias. Em Março de 2019, a companhia contava com mais de 17,6 milhões de participantes em seu programa.
O modelo de negócios da empresa é baseado no desenvolvimento de um programa de coalizão “puro”, constituído de uma única plataforma de acúmulo e resgate de milhas, feito por meio de uma ampla rede de parceiros comerciais e financeiros.
A principal parceira comercial da companhia é a Gol, que possui uma ampla rede de parceiros áereos internacionais. Aliás, a própria Smiles é resultado de uma reestruturação da Gol, quando a companhia foi criada como uma empresa independente para gerir, administrar e operar com exclusividade o Programa Smiles.
Histórico Smiles
O Programas Smiles surgiu em 1994, sendo criado inicialmente para fidelizar os passageiros da então companhia área Varig. Em 1997, surgiram os cartões de crédito Varig para fins de resgate de milhas.
Em 2007, após a venda da Varig, o programa passou a pertencer à Gol. Dessa forma, o Programa se manteve e tornou-se mais uma ferramenta de fidelização dos clientes da Gol.
Em 2012, a Smiles foi constituída como companhia independente para gerir, administrar e operar com exclusividade o Programa Smiles. Em 2013, a empresa realizou sua Oferta Pública Inicial de ações, captando R$1.132 milhões.
No mesmo ano, a companhia adquiriu 25% da Netpoints. Em Julho de 2014, a Smiles efetivou a redução do seu capital inicial em R$ 1 bilhão, por julgá-lo excessivo para o normal desenvolvimento de seus negócios.
Ainda em 2014, a empresa também realizou a sua 1ª emissão de debêntures simples, cujos recursos obtidos foram destinados ao pagamento dos acionistas.
Por fim, a Smiles está listada na B3 sob os códigos SMLS3 (ações ordinárias) e SMLS3F (ações fracionárias).
Informações Complementares
A empresa SMILES, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 1,24 Bilhão , tendo um patrimônio de R$ 679,68 Milhões.
Com um total de 208 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Programas de Fidelização.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 660,33 Milhões, que gerou um lucro no valor de R$ 257,99 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 4,81, um P/VP de 1,83 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos