A DTCOM – Direct to Company é uma empresa brasileira de capital aberto, atuante no setor de bens industriais e subsetor de construção e engenharia da b3, especificamente no nicho de educação e comunicação.
Fundada em 1999, a companhia está sediada em Quatro Barras, Paraná, e é especializada na produção de conteúdo educacional para ensino a distância (EAD).
O principal foco da empresa é a criação, comercialização e personalização de conteúdos voltados para diferentes níveis de educação. Seu portfólio abrange desde cursos livres até materiais específicos para instituições renomadas e preparatórios, como o ENEM.
Dessa forma, a DTCOM já atendeu mais de 2 milhões de alunos em todo o Brasil, com a colaboração de mais de 4 mil autores que contribuíram para a criação de mais de 70 mil laudas de conteúdo.
A escala operacional da DTCOM é evidenciada por seus números anuais: a empresa produz mais de 45 mil horas de conteúdo, 125 mil laudas e cerca de 6 mil vídeos por ano.
Além disso, inclui 16 grandes clientes do setor de EAD, como a Caixa Econômica Federal, Sanepar, SENAI e a Laureate International Universities, com quem mantém mais de 500 projetos.
Posicionando-se como referência em EdTech (tecnologia educacional), suas ações são listadas na bolsa de valores sob os tickers DTCY3 e DTCY4 e no mercado fracionário sob o código DTCY3F e DTCY4F.
História e quando foi criada a DTCOM
A DTCOM foi fundada em 1999 por Leonardo Petrelli Neto, com a missão de inovar no setor educacional por meio da integração de TV e internet.
Já em 2000, a empresa realizou sua oferta pública inicial (IPO), tornando-se uma companhia de capital aberto, pioneira no uso de tecnologias digitais para promover educação a distância. Nos primeiros anos, a DTCOM destacou-se no setor, recebendo o prêmio Top of Mind RH consecutivamente entre 2004 e 2006.
Em 2009, a empresa participou do projeto de Inovação da FAPESC, e em 2010, foi reconhecida como fornecedor de confiança pela Editora Segmento, outro marco foi sua atuação no projeto CNPq em 2014, consolidando sua credibilidade no setor educacional.
O lançamento da plataforma WayCo em 2015, posicionou a atuação da empresa como referência no segmento de EdTech, então em 2016, a DTCOM se fundiu com a FabriCO, ampliando sua presença e capacidade operacional.
Nos anos subsequentes, a DTCOM buscou expandir suas parcerias e consolidar sua posição no mercado de tecnologia educacional, tornando-se associada da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) em 2018, localizada em Florianópolis, um dos maiores polos tecnológicos do país.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da DTCOM em inovar e atender às crescentes demandas do mercado de EAD, mantendo-se como uma referência no setor.
Informações Complementares
A empresa DTCOM, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 95,95 Milhões , tendo um patrimônio de R$ -4,99 Milhões.
Com um total de 105 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Bens Industriais e no segmento Serviços Diversos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 5,31 Milhões, que gerou um prejuízo no valor de R$ -3,33 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -14,36, um P/VP de -9,59 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos