Yuan atinge mínimas em meio a decisões do banco central da China
O cenário também é agravado por conta de instabilidade nos mercados globais.

🪙 O yuan mostrou sinais de enfraquecimento em relação ao dólar, atingindo mínimas em 2024, conforme dados da Tullett Prebon. Este declínio segue um período recente de estabilidade e é resultado da decisão do banco central chinês, o PBoc (Banco do Povo da China), por estabelecer uma taxa de referência diária mais baixa para o yuan internamente, indicando uma postura mais flexível por parte do órgãos em relação à desvalorização da moeda.
Conforme apurado pelo Estadão, a queda do yuan também está sendo influenciada por mudanças em outros mercados, especialmente após uma semana de movimentações significativas por parte de bancos centrais. O encerramento da política de taxas negativas pelo Japão e os sinais do Fed (Federal Reserve), indicando possíveis cortes nas taxas de juros neste ano contribuem para a incerteza nos mercados.
Embora o compromisso do Fed em cortar as taxas de juros deva enfraquecer o dólar no longo prazo, o impacto imediato depende de uma série de fatores. Além disso, a volatilidade na economia chinesa também está afetando a moeda local, especialmente devido aos cortes de taxas realizados pelo PBoC no ano passado, o que ampliou o diferencial de juros entre a China e os EUA.
De acordo com dados do Trading View, nos últimos 12 meses, o yuan registrou uma queda de quase 5% em relação ao dólar. Desde o início do ano, a queda acumulada é de 1,64%.
Enquanto isso, a China atraiu 215,1 bilhões de yuans (US$ 29,88 bilhões) em investimento estrangeiro direto (IED) nos primeiros dois meses de 2024, representando uma redução de 19,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Ministério do Comércio do país atribui essa queda aos níveis recordes de IED observados um ano antes.
Apesar dessa diminuição, o resultado do bimestre ainda é o terceiro melhor dos últimos dez anos, conforme destacado pelo ministério. Em 2023, o volume de IED na China caiu 8% em relação a 2023 quando medido em yuans, e desde então, órgão optou por deixar de divulgar os números em dólares.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros

Brasil apostará em lítio, terras raras e minerais focados na descabonização
Banco estatal está buscando sugestões da sociedade para minerais estratégicos na transição energética; entenda

Selic a 14,25% ameaça lucros em 2025? Veja setores e ações na B3 mais prejudicados
Analistas do BTG Pactual calculam quais serão os possíveis impactos financeiros às empresas brasileiros com taxa de juros tão elevada

Renda fixa como vantagem para aluguel e empréstimos? Conheça o TD Garantia
Tesouro Direto, B3 e Banco Central se unem para promover patrimônio dos investidores em títulos públicos como fiança; entenda

LCA e LCI que pagam taxa equivalente acima de 110% do CDI
Genial Investimentos escolhe dois títulos de renda fixa isentos de imposto de renda

A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.

Tesouro Direto: Nem confisco de dinheiro nos bancos derruba renda fixa
Títulos voltam a pagar mais de 12% ao ano, mesmo com dinheiro esquecido no radar