Yuan atinge mínimas em meio a decisões do banco central da China
O cenário também é agravado por conta de instabilidade nos mercados globais.
🪙 O yuan mostrou sinais de enfraquecimento em relação ao dólar, atingindo mínimas em 2024, conforme dados da Tullett Prebon. Este declínio segue um período recente de estabilidade e é resultado da decisão do banco central chinês, o PBoc (Banco do Povo da China), por estabelecer uma taxa de referência diária mais baixa para o yuan internamente, indicando uma postura mais flexível por parte do órgãos em relação à desvalorização da moeda.
Conforme apurado pelo Estadão, a queda do yuan também está sendo influenciada por mudanças em outros mercados, especialmente após uma semana de movimentações significativas por parte de bancos centrais. O encerramento da política de taxas negativas pelo Japão e os sinais do Fed (Federal Reserve), indicando possíveis cortes nas taxas de juros neste ano contribuem para a incerteza nos mercados.
Embora o compromisso do Fed em cortar as taxas de juros deva enfraquecer o dólar no longo prazo, o impacto imediato depende de uma série de fatores. Além disso, a volatilidade na economia chinesa também está afetando a moeda local, especialmente devido aos cortes de taxas realizados pelo PBoC no ano passado, o que ampliou o diferencial de juros entre a China e os EUA.
De acordo com dados do Trading View, nos últimos 12 meses, o yuan registrou uma queda de quase 5% em relação ao dólar. Desde o início do ano, a queda acumulada é de 1,64%.
Enquanto isso, a China atraiu 215,1 bilhões de yuans (US$ 29,88 bilhões) em investimento estrangeiro direto (IED) nos primeiros dois meses de 2024, representando uma redução de 19,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Ministério do Comércio do país atribui essa queda aos níveis recordes de IED observados um ano antes.
Apesar dessa diminuição, o resultado do bimestre ainda é o terceiro melhor dos últimos dez anos, conforme destacado pelo ministério. Em 2023, o volume de IED na China caiu 8% em relação a 2023 quando medido em yuans, e desde então, órgão optou por deixar de divulgar os números em dólares.
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
LCA e LCI que pagam taxa equivalente acima de 110% do CDI
Genial Investimentos escolhe dois títulos de renda fixa isentos de imposto de renda
A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.
Tesouro Direto: Nem confisco de dinheiro nos bancos derruba renda fixa
Títulos voltam a pagar mais de 12% ao ano, mesmo com dinheiro esquecido no radar
Política de remuneração a acionistas está sujeita a alterações, diz Petrobras (PETR4)
A petroleira afirmou que a política de dividendos depende de fatores como nível de investimentos e fluxo de caixa operacional.
Fim do Minha casa, Minha Vida? Caixa muda regras e gera prejuízo para construtoras
As mudanças, anunciadas após um período de alta da taxa Selic e pressão sobre a caderneta de poupança, exigem um novo olhar sobre o setor.
Tenda (TEND3) celebra contratos derivativos que envolvem até 4,5 milhões de ações
Os contratos terão validade até abril de 2026.
Qual ação de varejo na B3 é furada após pandemia de apostas online?
No entanto, outras 6 ações do setor valem o risco diante do valuation descontado, conforme analistas