Trump volta a dizer que teve "conversa muito boa" com Lula

O republicano já havia elogiado o diálogo e antecipado que pretende se reunir pessoalmente com o líder brasileiro.

Author
Publicado em 14/10/2025 às 17:40h - Atualizado Agora Publicado em 14/10/2025 às 17:40h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
A fala foi feita durante um encontro com o presidente da Argentina (Imagem: Shutterstock)
A fala foi feita durante um encontro com o presidente da Argentina (Imagem: Shutterstock)
O presidente americano, Donald Trump (Partido Republicano), voltou a dizer nesta terça-feira (14) que teve uma "conversa muito boa" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A fala foi feita durante um encontro com o presidente da Argentina, Javier Milei, na Casa Branca.
🗣️ "E o Brasil, tive uma conversa muito boa com o presidente [Lula]. Eu o encontrei nas Nações Unidas antes de subir para discursar", afirmou. Durante sua fala, Trump também criticou o grupo dos BRICS — aliança que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O líder norte-americano afirmou que o bloco representa uma estratégia para enfraquecer o poder do dólar no cenário do comércio mundial.
"Estão todos saindo dos BRICS. Era um ataque ao dólar. Eu disse: ‘querem jogar esse jogo? Vamos colocar tarifas sobre todos os produtos que entrarem nos Estados Unidos’. Eles disseram: ‘estamos fora dos BRICS’. E agora ninguém mais fala disso", afirmou.

Conversa de Lula e Trump

Lula e Trump falaram por telefone em 6 de outubro. Na ocasião, o republicano já havia elogiado o diálogo e antecipado que pretende se reunir pessoalmente com o líder brasileiro. Segundo o governo brasileiro, Lula pediu a Trump que revisasse as tarifas e as sanções a autoridades brasileiras relacionadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Depois, Trump afirmou que planeja viajar ao Brasil em breve.
"Nós nos conhecemos, gostamos um do outro e, sim, tivemos uma ótima conversa. Vamos começar a fazer negócios. (...) Em algum momento eu vou [para o Brasil], e ele [Lula] vai vir aqui... Nós conversamos sobre isso", afirmou Trump.
💬 Apesar do tom amistoso, a conversa ocorre em meio a uma fase conturbada nas relações bilaterais, após o anúncio das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Trump, por sua vez, vinha acusando o Brasil de conduzir uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, em referência aos desdobramentos judiciais envolvendo o ex-presidente.
“Estarei assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, de sua família e de milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, escreveu Trump em suas redes sociais. 
Na época, o ex-presidente agradeceu ao presidente dos Estados Unidos pela publicação em sua defesa. "Este processo ao qual respondo é uma aberração jurídica, clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso", afirmou.