Trump promete ajudar Argentina, mas condiciona apoio ao resultado das eleições
Durante reunião em Washington, o líder republicano elogiou Milei e alertou que ‘não será generoso’ caso a oposição vença.

Os presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Javier Milei (Argentina) se reuniram nesta terça-feira (14), na Casa Branca. O encontro foi um gesto de apoio do norte-americano apenas alguns dias antes de uma eleição decisiva no país latino.
Milei tem sido apontado como um dos principais apoiadores de Trump na região, em uma disputa com a China pela influência no continente americano. "Se ele não vencer, não contará conosco. Se ele perder, não seremos generosos com a Argentina", alertou Trump, em coletiva de imprensa realizada depois do encontro.
A agenda bilateral também acontece depois que os EUA decidiram ajudar a Argentina economicamente, comprando bilhões de pesos com o objetivo de estabilizar o câmbio. Além disso, o país também aprovou um empréstimo para que a nação tenha condições de honrar seus compromissos.
Leia mais: Como a volta da guerra comercial EUA-China mexe com seus investimentos?
"Nossas decisões estão sujeitas a quem ganha as eleições, porque se um socialista ganha, a pessoa se sente muito diferente sobre se você faz o investimento", continuou o líder republicano. "Estamos aqui para lhe dar apoio para as próximas eleições. Se a Argentina se sair bem, outros países seguirão. Mas se ele não vencer, não contará conosco", completou.
As eleições legislativas na Argentina estão marcadas para acontecer no próximo dia 26 de outubro. Há uma apreensão no entorno de Milei porque seu partido já perdeu algumas cadeiras importantes em setembro, quando a província de Buenos Aires — maior colégio eleitoral do país — decidiu eleger a oposição.
Além disso, diversos membros da Casa Rosada estão sendo investigados por corrupção ou por associação ao narcotráfico. Uma das principais apostas do atual presidente decidiu deixar a corrida depois que a imprensa divulgou detalhes de um pagamento recebido por um empresário acusado de tráfico de drogas pelos EUA.
"Se Milei não ganhar, acho que sei com quem ele vai competir. Ele é da extrema esquerda, uma filosofia que colocou a Argentina nesse problema. Se Milei perder, não seremos generosos com a Argentina", alertou.
Enquanto os dois líderes se encontravam em Washington, a bolsa de valores da Argentina registrava mais um dia de baixa acentuada. O índice S&P Merval fechou o pregão desta terça com queda de 2%, na contramão das principais bolsas da América Latina.
Os outros índices econômicos, no entanto, vêm apresentando variações positivas. É o caso do risco-país, que opera abaixo dos 1 mil pontos, e da cotação do peso argentino, que caiu da faixa acima de 1.500 por dólar para 1.335, segundo os monitores de câmbio.

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Bitcoin (BTC) fica quase 10% mais barato em agosto, enquanto Ibovespa salta; veja ranking
Investimentos presentes na bolsa de valores brasileira levam a melhor, em momento de fraqueza do dólar também.

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial