Trump aumenta tarifas sobre a Índia para 50%; veja motivo

O Brasil também foi ameaçado com uma taxa de 100% pelo mesmo motivo.

Author
Publicado em 06/08/2025 às 12:02h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 06/08/2025 às 12:02h Atualizado 2 minutos atrás por Elanny Vlaxio
A nova cobrança deverá vigorar a partir de 27 de agosto (Imagem: Shutterstock)
A nova cobrança deverá vigorar a partir de 27 de agosto (Imagem: Shutterstock)

Nesta quarta-feira (6), a Casa Branca informou que aplicará uma tarifa extra de 25% sobre a Índia, o que eleva o total de impostos para 50%. “Constato que o Governo da Índia está atualmente importando direta ou indiretamente petróleo da Federação Russa”, disse o presidente dos EUA, Donald Trump. 

Segundo nota, a decisão está fundamentada em uma ordem executiva da Casa Branca emitida em 2022, que vetou importações e novos aportes na Rússia como reação à ofensiva contra a Ucrânia. Os produtos proibidos incluem petróleo bruto, combustíveis e derivados do petróleo. 

Leia também: Lucro da Iguatemi (IGTI11) salta 95% no 2T25, para R$ 208 milhões

💲 "Recebi informações adicionais de diversas autoridades sobre, entre outras coisas, as ações do Governo da Federação da Rússia em relação à situação na Ucrânia. Após considerar essas informações, constato que a emergência nacional [...] continua vigente, e que as ações e políticas da Rússia ainda representam uma ameaça incomum e extraordinária", diz o documento.

A nova cobrança deverá vigorar a partir de 27 de agosto. Na semana passada, Trump já havia anunciado que multaria a Índia por adquirir energia e equipamentos militares russos.  "Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são altíssimas, entre as mais altas do mundo, e eles têm barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e incômodas do que qualquer país", afirmou o republicano.

Ele continuou: "Eles sempre compraram a grande maioria de seus equipamentos militares da Rússia e são os maiores compradores de energia da Rússia. [...] Tudo isso não é bom! A Índia, portanto, pagará uma tarifa de 25%", escreveu o presidente americano.

Brasil foi ameaçado com uma taxa de 100%

Lembrando que o Brasil também foi ameaçado pelos EUA por negociar com a Rússia. Lindsey Graham, senador norte-americano, ameaçou impor tarifas extras de até 100% sobre países que seguirem comprando petróleo da Rússia. 

“Se vocês continuarem comprando petróleo barato da Rússia para permitir que essa guerra continue, nós vamos colocar um inferno de tarifas, esmagando a sua economia”, disse o parlamentar da Carolina do Sul em entrevista à Fox News. 

🗣️ “China, Índia e Brasil. Esses três países compram 80% do petróleo russo barato e é assim que a máquina de guerra de Putin continua funcionando”, disse. “Se isso continuar, vamos impor 100% de tarifa para esses países. Punindo-os por ajudar a Rússia”, afirmou.  

O Brasil segue em alerta, já que Trump determinou, nesta quarta-feira (6), que o Departamento de Comércio norte-americano analise quais países ainda mantêm importações de energia provenientes da Rússia. 

"Se o secretário de comércio constatar que um país está direta ou indiretamente importando petróleo da Federação Russa, o secretário [...] recomendará se e em que medida eu devo tomar ações em relação a esse país, incluindo se devo impor uma taxa adicional ad valorem de 25% sobre as importações de artigos daquele país", diz o texto.