Terras raras: EUA e Ucrânia assinam acordo de minerais; veja o que está em jogo

Mais de 3 anos após o início da guerra entre ucranianos e russos, Trump consegue acesso aos recursos naturais críticos

Author
Publicado em 01/05/2025 às 16:11h - Atualizado 11 horas atrás Publicado em 01/05/2025 às 16:11h Atualizado 11 horas atrás por Lucas Simões
Em troca, os EUA se compromete em investir na reconstrução da Ucrânia (Imagem: Shutterstock)
Em troca, os EUA se compromete em investir na reconstrução da Ucrânia (Imagem: Shutterstock)

✅ Os Estados Unidos e a Ucrânia assinaram nesta quarta-feira (30) o tão aguardado acordo de exploração de minerais e terras raras, que permite que os americanos tenham preferência nos recursos naturais do país europeu, que há mais de três anos trava um conflito armado direto com a Rússia.

A exploração de tais recursos naturais críticos pelos EUA, altamente demandados na fronteira tecnológica como smartphones produzidos pela Apple (AAPL34) — e na indústria bélica, foi uma das promessas do presidente americano Donald Trump desde que voltou a comandar a Casa Branca para um segundo mandato desde o último dia 20 de janeiro.

Em contrapartida, o governo em Washington se compromete a ajudar Kiev nos esforços de reconstrução no território ucraniano, mediante a criação de um fundo de investimento.

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, disse na véspera que essa parceria econômica permitirá que os dois países possam investir juntos na recuperação econômica da Ucrânia e ajudar a "facilitar o fim dessa cruel e sem sentido guerra".

Do outro lado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky comemorou o acordo feito com Trump, conforme comunicado divulgado em suas redes sociais.

"O acordo está assinado e será enviado para ratificação. Estamos interessados em garantir que não haja atrasos. O acordo mudou significativamente durante o processo de preparação. Agora é realmente um acordo justo, que cria oportunidades para investimentos na Ucrânia – bastante significativos", afirmou Zelensky.

➡️ Leia mais: Dinheiro é rei em tempos de crise; veja os ETFs que mais pagam dividendos em dólar em 2025

Trump amplia poder geopolítico dos EUA

Já Trump comentou que o acordo representa uma retribuição pelo dinheiro que os EUA gastaram até agora apoiando o esforço de guerra da Ucrânia, durante sua participação em debate público na rede NewsNation.

O presidente dos EUA também confirmou que conversou com o presidente ucraniano sobre o acordo de minerais quando ambos compareceram ao funeral do Papa Francisco, no Vaticano, na semana passada.

🏗️ Como parte do acordo firmado, caberá apenas à Ucrânia determinar onde e o que extrair de seus recursos naturais aos EUA. Vale destacar que as áreas mais ricas em minerais no território ucraniano se concentram na porção leste, em regiões como Donetsk, Luhansk e Dnipropetrovsk, que são justamente as mais ocupadas por tropas russas, sob comando do presidente Vladimir Putin.

AAPL34

Apple
Cotação

R$ 59,90

Variação (12M)

34,07 % Logo Apple

Margem Líquida

24,30 %

DY

0.32%

P/L

32,83

P/VP

47,28