Powell diz que juros nos EUA já teriam caído sem tarifas

A taxa de juros nos Estados Unidos permanece no intervalo de 4,25% a 4,5% ao ano.

Author
Publicado em 01/07/2025 às 13:17h - Atualizado Agora Publicado em 01/07/2025 às 13:17h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O CPI ficou em 2,4% em maio na base anual (Imagem: Shutterstock)
O CPI ficou em 2,4% em maio na base anual (Imagem: Shutterstock)

Nesta terça-feira (1º), Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), afirmou que a autoridade monetária norte-americana já teria reduzido a taxa básica de juros se o governo Trump não tivesse adotado diversas tarifas comerciais.

“Se você ignorar as tarifas por um segundo, a inflação está se comportando exatamente como esperávamos e tínhamos esperanças de acontecer”, afirmou o presidente do Fed em Sintra (Portugal), durante um fórum promovido pelo BCE (Banco Central Europeu).

Ele ainda acrescentou: “Nós ainda não vimos muitos efeitos das tarifas, mas não esperávamos que elas se manifestassem neste momento”. “Estamos esperando inflação um pouco maior no verão, mas ela pode aumentar ou diminuir mais rápido que o previsto. Ela pode vir mais tarde ou mais cedo do que esperávamos”, destacou.

A taxa de juros nos EUA permanece no intervalo de 4,25% a 4,5% ao ano, patamar mantido pelo Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) do Fed em sua última reunião. Já o CPI (Índice de Preços ao Consumidor), que monitora a inflação, ficou em 2,4% em maio na base anual, um leve aumento frente aos 2,3% de abril.

Críticas de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o presidente do na última segunda-feira (30). Em publicação na Truth Social, Trump chamou Powell de "muito atrasado" e disse que o Fed deveria "se envergonhar por permitir que isso acontecesse com os Estados Unidos".

"Eles têm um dos trabalhos mais fáceis, porém mais prestigiados da América, e falharam - e continuam a falhar. Se estivessem fazendo seu trabalho corretamente, nosso país estaria economizando trilhões de dólares em custos de juros", escreveu na postagem. "Deveríamos estar pagando 1% de juro, ou menos!", acrescentou.

Um mês atrás ele já havia criticado a decisão de Powell. “Nós o chamamos de ‘Sr. Tarde Demais’, certo?”, disse Trump. “Digamos que haja inflação. Daqui a um ano, aumentem os juros. Eu não me importo, aumentem. Eu sou a favor. Eu serei o primeiro a ligar para você". E finalizou: “Ele vai estar atrasado para isso também.”

Leia também: Governo vai recorrer na Justiça contra derrubada do IOF, diz AGU

O republicano também disse que as taxas de juros americanas deveriam estar pelo menos três pontos percentuais mais baixos. “Deveríamos estar pelo menos dois a três pontos mais baixos. Se as coisas mudarem para o negativo depois, aumentem a taxa”.

“Eu tento de todo jeito. Sou desagradável. Sou simpático. Nada funciona. Ele (Powell) é simplesmente uma pessoa estúpida”, disse Trump em um evento na Casa Branca. Além disso, o republicano manifestou interesse em suceder Powell, que permanece no cargo até maio de 2026. “Talvez eu devesse ir para o Fed. Eu posso me nomear?”, indagou Trump.

Powell, porém, já havia dito antes desta terça-feira que precisava de mais tempo antes de pensar em um corte nos juros. “Os aumentos nas tarifas este ano provavelmente elevarão os preços e pesarão sobre a atividade econômica”.