PIB dos Estados Unidos cresce 2,1% no segundo trimestre

Resultado teve leve desaceleração em relação ao primeiro trimestre, quando crescimento foi de 2,2%

Author
Publicado em 28/09/2023 às 15:54h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 28/09/2023 às 15:54h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Estados Unidos quer um "pouso suave" da economia, após alta da inflação e dos juros. Foto: Shutterstock
Estados Unidos quer um "pouso suave" da economia, após alta da inflação e dos juros. Foto: Shutterstock

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu 2,1% no segundo trimestre de 2023. O resultado ficou levemente abaixo do avanço de 2,2% registrado no primeiro trimestre do ano.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28/09) pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o PIB foi puxado por investimentos fixos não-residenciais, despesas de consumo e das despesas governamentais no segundo trimestre. Já as exportações e as importações caíram no período.

Ainda nesta quinta-feira (28/09), o Departamento de Comércio dos Estados Unidos revisou o resultado do PIB do primeiro trimestre de 2% para 2,2%. O órgão disse, então, que o crescimento desacelerou para 2,1% no segundo trimestre por causa de uma desaceleração nas despesas de consumo, nas exportações e nas despesas do governo.

Os Estados Unidos têm trabalhado para obter um “pouso suave” da economia. Isto é, a redução da inflação com o menor impacto possível no crescimento econômico e no mercado de trabalho. Para tentar conter a alta dos preços, o Fed (Federal Reserve) levou os juros americanos para o intervalo entre 5,25% a 5,5% e deve elevar novamente essa taxa ainda em 2023.