2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
📊 O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 4,7% no segundo trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS).
Este resultado ficou aquém das expectativas dos analistas, que previam um crescimento de 5,1%, e representa uma desaceleração em relação ao crescimento de 5,3% registrado no trimestre anterior.
Em termos trimestrais, a economia chinesa avançou 0,7% no segundo trimestre, também abaixo da previsão de 1,1%. Nos três meses anteriores, o crescimento havia sido de 1,5%, após revisão para baixo.
Outro indicador econômico que ficou aquém das expectativas foi o das vendas no varejo em junho, que subiram 2% em comparação com o mesmo mês de 2023, enquanto a estimativa era de um aumento de 3,3%.
Em contraste, a produção industrial anual em junho superou as expectativas, com um crescimento de 5,3%. A manufatura de alta tecnologia destacou-se com um aumento de 8,8% no valor adicionado.
A taxa de desemprego urbano na China foi de 5,1% no primeiro semestre de 2024, uma diminuição de 0,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a agência Xinhua, o NBS atribuiu o desempenho econômico mais fraco do segundo trimestre a fatores temporários, como condições climáticas extremas e inundações.
📈 No entanto, o NBS também destacou desafios estruturais, como a demanda insuficiente e a instabilidade econômica interna.
Apesar disso, o órgão afirmou que os fundamentos econômicos de longo prazo permanecem sólidos e que a trajetória de desenvolvimento de alta qualidade continua inalterada.
O PIB da China atingiu aproximadamente 61,68 trilhões de yuans (cerca de US$ 8,65 trilhões) no primeiro semestre de 2024.
O consumo final foi responsável por 60,5% do crescimento econômico nos primeiros seis meses do ano, contribuindo com 3 pontos percentuais para a expansão do PIB.
Esses dados ressaltam os desafios enfrentados pela segunda maior economia do mundo, ao mesmo tempo que indicam áreas de resiliência e crescimento potencial.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?