21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
O BC (Banco Central) atualizou nesta quinta-feira (6) as regras do Pix, para tentar combater a ocorrência de fraudes no sistema.
💲Com isso, só poderão ter chaves Pix as pessoas e empresas que estão com o CPF ou o CNPJ regular na Receita Federal.
Isso significa que as instituições financeiras devem excluir as chaves Pix das pessoas cujo CPF apresenta uma situação cadastral "suspensa", “cancelada" ou "nula" na Receita Federal. Chaves Pix ligadas a titulares falecidos também devem ser desabilitadas.
Da mesma forma, os bancos terão que excluir as chaves Pix das empresas cujo CNPF está "suspenso", "inapto", "baixado" ou "nulo".
Segundo o BC, as medidas "não irão mudar em nada a forma como as pessoas e as empresas fazem ou recebem Pix", apenas trazer "mais exigências de segurança para os participantes, a fim de combater as fraudes no Pix".
O BC ressaltou ainda que a medida não vai levar à exclusão das chaves Pix das pessoas e empresas que estão em dívida com a Receita Federal por causa do não pagamento de impostos.
⚠️ "É uma medida para combater fraude, e não para limitar o uso do Pix. Então, não tem nada a ver com a situação fiscal da pessoa. Se está pagando imposto ou não está pagando imposto, isso não tem relação com o uso do Pix", disse o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Breno Santana Lobo.
Segundo ele, o grande objetivo da medida é "dificultar a vida dos fraudadores e dos golpistas". "O que a gente não quer é que pessoas mortas usem o Pix. Pessoas que cometeram fraudes na inscrição do CPF e pessoas com algum problema cadastral -e não com problema fiscal- na base de CPF ou CNPJ continuem usando o Pix", explicou.
"Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal", reforçou o BC, em nota.
Para consultar a situação do seu CPF, basta acessar o site da Receita Federal. A página ainda traz informações para a regularização das pessoas com situação cadastral suspensa. Já a situação cadastral do CNPJ pode ser verificada no portal Gov.Br.
Veja também que pode levar à irregularidade do CPF e à consequente exclusão da chave Pix:
E o que pode levar à irregularidade do CNPJ, com a consequente exclusão da chave Pix:
🏦 De acordo com o BC, as instituições financeiras e de pagamento devem verificar a conformidade do CPF e do CNPJ vinculado às chaves Pix "sempre que houver uma operação envolvendo uma chave Pix, como um registro, uma alteração de informações, uma portabilidade ou uma reivindicação de posse". E, se necessário, fazer a exclusão da chave.
Para garantir essa fiscalização, o BC vai "monitorar periodicamente a conduta dos participantes, podendo aplicar penalidades para aquelas instituições que apresentem falhas nesse processo". Além disso, a autarquia "atuará ativamente para detectar chaves Pix com nomes diferentes do registrado na Receita, para garantir que os participantes excluam ou ajustem essas chaves".
O BC também atualizou as regras relativas às chaves aleatórias e as chaves do tipo e-mail do Pix.
Com isso, fica proibida a alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias. Em caso de atualização, as pessoas e empresas que usam esse tipo de chave terão, portanto, que excluir a chave já existente e criar uma nova, com as novas informações.
Além disso, o BC determinou que chaves do tipo e-mail não poderão mais mudar de dono. Por isso, não será mais possível reivindicar a posse dessas chaves.
"Apenas chaves do tipo celular continuam a ter acesso a essa funcionalidade, para permitir que números de celular pré-pago, que podem mudar de dono, também possam mudar de dono quando registradas como chave Pix", disse o BC.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Taxas oferecidas pelos investimentos do Banco Master disparam após sua venda ao BBR ser negada pelo Banco Central.
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.
Taxação de imposto de renda sobre os títulos do agronegócio e mercado imobiliário ainda requer aprovação, para então só valer em 2026.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?