Para contornar aumentos, província argentina cria sua própria moeda
La Rioja emitiu milhões de dólares em cachos
💵 No primeiro semestre de 2024, a inflação da Argentina terminou em 79,8%, uma das mais alta de todo o mundo. O índice é sufocante para qualquer classe social, mas ainda mais prejudicial para os mais pobres.
Foi por isso que uma província argentina resolveu criar sua própria moeda, em alternativa ao peso. La Rioja, no nordeste do país, na fronteira com o Chile, emitiu o equivalente a US$ 27,5 milhões em “chacho” para complementar o salário dos trabalhadores públicos.
Em seu duro choque fiscal, o governo de Javier Milei cortou parte dos repasses que a União fazia às províncias, o que impactou fortemente as partes mais pobres. O governador local, Ricardo Quintela, de oposição, então aprovou a distribuição de bilhetes para todos os funcionários do governo provincial, como uma forma de bônus.
➡ Leia mais: Nasdaq deve receber IPO de 7 empresas brasileiras em 2025; confira
Inicialmente, os comércios locais não foram obrigados a aceitar a nova moeda, mas houve um estímulo do governo para que o fizessem. A promessa o governo é que os comerciantes que aceitarem os bilhetes poderão resgatar, no final do ano, com uma taxa de juros de 17%.
Na prática, o governo fez uma emissão de títulos de dívida pública em âmbito estadual. As notas de chachos foram emitidas em exemplares de 1 mil e 50 mil, com uma cotação igual à moeda oficial do país: um chacho equivale a um peso.
Especialistas indicam que o caso de La Rioja pode ser um penumbro do que pode acontecer em outras províncias. Essa não é a primeira vez que são criadas moedas locais na Argentina, um país que atravessa crises econômicas há o mínimo 20 anos.
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
CRAs e CRIs pagando até 14,40% ao ano em renda fixa isenta; veja rentabilidade
Ferramenta do Investidor10 simula qual pode ser a rentabilidade de créditos privados isentos de imposto de renda
Onde brasileiros investem dinheiro sacado da poupança em 2024? XP revela
Corretora aponta quais investimentos de renda fixa estão recebendo aportes provenientes da caderneta