Para aumentar arrecadação, governo Biden propõe imposto de 30% para mineração
Casa Branca já havia sugerido proposta no ano passado, mas não obteve sucesso
🛂 Na proposta de orçamento para 2025, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sugeriu um imposto de 30% sobre mineração de criptomoedas.
Os detalhes foram divulgados na última segunda-feira (11), na proposta de orçamento anual, onde o governo destacou que a legislação atual não versa sobre criptomoedas e outros ativos digitais. A Casa Branca diz que quer instituir um imposto especial para empresas que têm alto consumo de energia.
“Qualquer empresa que use recursos de computação, seja de propriedade da empresa ou alugada de outras pessoas, para minerar ativos digitais estaria sujeita a um imposto especial de consumo igual a 30% dos custos de eletricidade usados na mineração de ativos digitais”, detalhou o documento.
🇳🇬 Leia também: Executivos da Binance estão detidos na Nigéria
Se aprovada, a tributação trataria de minerações feitas a partir de 1º de janeiro de 2025 para todos que usam energia elétrica, solar ou eólica. O governo não informou qual seria o impacto positivo do novo imposto para as contas públicas, mas prevê uma implantação gradual, começando por 10% ao ano.
Essa não é a primeira vez que o governo Biden sugere a tributação da mineração. Na última proposta de orçamento, apresentada para o ano corrente, o assunto já havia sido debatido, mas não avançou.
Por meio do X (antigo Twitter), a senadora Cynthia Lummis, do Partido Republicanos, disse que "uma proposta de imposto punitivo de 30% sobre a mineração de ativos digitais destruiria qualquer posição que a indústria tenha na América”, escreveu.
Supressão das criptomoedas
🙅♂️ Na sequência da divulgação da proposta, entusiastas de criptomoedas disseram que essa seria uma manobra de Biden para suprimir os ativos. Alguns também avaliam que é um caminho para favorecer a moeda digital que deve ser lançada pelo pelos Estados Unidos nos próximos meses.
A CBDC, como foi apelidada, será a moeda eletrônica emitida pelo Banco Central. A expectativa do órgão é que a tecnologia permita maior controle monetário e abra espaço para a oferta de novos produtos e serviços financeiros no país.
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Qual é o melhor investimento em outubro e em 2024? Veja lista
Einar Rivero, sócio da Elos Ayta Consultoria, revela quais investimentos acumulam o desempenho mais positivo e aqueles que estão no negativo