Nenhum juiz brasileiro pode anular a 1ª Emenda, diz secretário dos EUA

A Primeira Emenda da Constituição americana assegura a liberdade de expressão.

Author
Publicado em 21/08/2025 às 16:55h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 21/08/2025 às 16:55h Atualizado 2 dias atrás por Elanny Vlaxio
A fala foi feita no X, antigo Twitter (Imagem: Shutterstock)
A fala foi feita no X, antigo Twitter (Imagem: Shutterstock)

👀 Em seu perfil no X, na última quarta- feira (20), o vice-secretário de Estado dos EUA (Estados Unidos), Christopher Landau, disse que “nenhum juiz brasileiro ou outro tribunal estrangeiro pode anular a 1ª Emenda”. Entre outras garantias, a 1ª Emenda da Constituição americana assegura a liberdade de expressão.

“Enquanto a Administração do presidente Donald Trump estiver no comando, indivíduos e empresas norte-americanas podem ficar tranquilos, pois nenhum governo estrangeiro poderá censurar a liberdade de expressão de indivíduos e empresas norte-americanas em território norte-americano. Nenhum juiz brasileiro ou outro tribunal estrangeiro pode anular a 1ª Emenda. Ponto final”, escreveu Landau.

Leia também: Bolsonaro tem até sexta (22) para explicar risco de fuga a Moraes

📱 Landau publicou sua mensagem em resposta a uma postagem de uma conta do X, que alegava que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes “emitia ordens secretas para que o X removesse usuários, incluindo políticos, jornalistas e até mesmo alguns cidadãos norte-americanos”.

Em 30 de julho, Moraes foi alvo de sanções da Lei Magnitsky, lei utilizada para punir autoridades estrangeiras suspeitas de violações de direitos humanos. Nesta quinta-feira (21), inclusive, Moraes teve um cartão de crédito do Banco do Brasil (BBAS3), de bandeira americana, bloqueado em razão das sanções aplicadas pelos Estados Unidos.