Militares invadem sede do governo da Bolívia; presidente fala em golpe de Estado
General afirmou que vai montar um novo gabinete de ministros

⚠️ Grupos de militares armados invadiram a sede do governo da Bolívia na tarde desta quarta-feira (26). Segundo o presidente do país, Luis Arce, houve uma tentativa de golpe de Estado.
Em imagens que circulam pelas redes sociais -e que também foram veiculadas pela mídia boliviana- é possível ver tanques de guerra no palácio presidencial. Além disso, as forças armadas estão em diversas praças da capital La Paz.
"Hoje o país enfrenta uma tentativa de golpe de Estado. Hoje o país enfrenta mais uma vez interesses para que a democracia na Bolívia seja interrompida", disse Arce. “O povo boliviano está convocado hoje. Precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado em favor da democracia", completou.
☀️ Leia mais: O problema da Espanha com produção excessiva de energia eólica
O general Juan José Zuniga conversou com repórteres e afirmou que vai montar um novo gabinete de ministro. "Certamente as coisas mudarão, mas nosso país não pode continuar assim por mais tempo", disse em entrevista a uma emissora de TV local.
A Bolívia sofre instabilidade política a poucos meses antes da eleição presidencial que deve ser realizada em 2025. O ex-presidente Evo Morales -deposto em 2019 depois de protestos generalizados- é o principal candidato a disputar a vaga contra o atual mandatário.
Pelas redes sociais, Morales disse que seus apoiadores vão se mobilizar em apoio à democracia e acusou Zuniga de tentar dar um golpe de Estado. "Não permitiremos que as Forças Armadas violem a democracia e intimidem as pessoas", pontuou Evo.
Brasil se posiciona
🗣️ Por meio das redes sociais, o presidente Lula declarou apoio ao atual mandatário da Bolívia e condenou a tentativa de golpe.
"A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão", escreveu.
O presidente de Honduras, país que preside a Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) pediu uma reunião de emergência entre os países. Já a OEA (Organização dos Estados Americanos) pediu respeito à democracia.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA