Milei envia pedido formal à OCDE para entrada da Argentina

Segundo fontes ouvidas pela "Reuters", o presidente argentino solicitou que isso seja feito "o mais rápido possível"

Author
Publicado em 13/12/2023 às 15:28h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 13/12/2023 às 15:28h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

🗣️ O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) solicitando, de maneira formal, o início das tratativas para a adesão do país à organização. As informações são da "Reuters" e foram publicadas nesta quarta-feira (13).

Segundo fontes ouvidas pela agência de notícias internacional, Milei pediu que isso seja feito "o mais rápido possível".

Veja também: Lula sanciona nova tributação para super-ricos e offshores

📧 Em uma carta enviada à organização sediada em Paris, nesta quarta (13), o presidente argentino disse que pretende "retomar ativamente" o processo de se tornar um membro da OCDE.

Segundo o mandatário, a Argentina está disposta a "cumprir as etapas futuras do roteiro" de adesão.

De acordo com a publicação, a carta de Milei é uma resposta a uma carta que a OCDE enviou ao governo eleito ao final de novembro.

A ministra de Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, será a responsável por conduzir as discussões da OCDE.

Argentina já tentou candidatura para ser membro da OCDE, no passado

Em 2016, a Argentina se candidatou a membro da OCDE. Na época, o presidente era Mauricio Macri. O processo de candidatura, no entanto, foi congelado quando o presidente Alberto Fernández assumiu o cargo em 2019.

A OCDE trata de questões de ordem econômica, social e ambiental com os países membros, com o intuito de construir políticas para melhorar a vida dos cidadãos, de forma sustentável.