Maduro amplia distensões com Brasil e convoca diplomata para consultas
Outros 10 países latinos estão em crise com Venezuela

🗣 Nesta quarta-feira (30), a governo da Venezuela convocou o embaixador no Brasil para consultas. A decisão vem depois que o Brasil boicotou a entrada do país vizinho no Brics, grupo que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo.
No campo da diplomacia, convocar um diplomata para consultas é o primeiro passo para um eventual rompimento de relações entre dois países. Ela é tida como uma espécie de repreensão ou alerta ao outro lado.
"O Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela convocou, hoje, o encarregado de negócios da República Federativa do Brasil, com o objetivo de manifestar seu mais firme repúdio às recorrentes declarações intervencionistas e grosseiras de representantes autorizados pelo governo brasileiro”, diz o comunicado.
As tensões entre Brasil e Venezuela vem crescendo desde que Nicolás Maduro se declarou presidente do país, depois de eleições que não foram consideradas limpas pela comunidade internacional. Países como Brasil e Colômbia continuaram mantendo relações normais com o país, mas pediam que o Madura apresentasse as atas das eleições que o declaravam vencedor do pleito.
❌ Leia mais: Greve na Argentina interrompe ônibus, portos e até aviões
Em comunicado recente, Maduro disse que as declaração de Amorim são uma afronta às relações políticas e democráticas entre os dois países.
"Amorim tem se comportado mais como um mensageiro do imperialismo norte-americano e se dedicado, de maneira impertinente, a emitir juízos de valor sobre processos que são responsabilidade exclusiva dos venezuelanos e de suas instituições democráticas", continua o documento divulgado pelo governo local.
O diplomata Venezuelano em trabalho no Brasil é Manuel Vadell, alocado em Brasília, mas deve retornar ao seu país de origem nos próximos dias. Além dele, o representante de negócios da Venezuela no Brasil também deve ir ao país para dar explicações ao atual presidente.
Até a publicação desta reportagem, o governo brasileiro não se manifestou formalmente à decisão de Maduro. Segundo interlocutores do governo, não será emitida nenhuma nota oficial sobre o assunto.
Outros países
🌎 Um levantamento feito pela CNN Brasil mostrou que a menos outros 10 países da América Latina estão com as relações estremecidas com a Venezuela. Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai tiveram suas equipes diplomáticas expulsas do país, depois que rejeitaram o resultado anunciado por Nicolás.
O caso mais grave foi com a Argentina, que deu asilo político aos opositores de Maduro nas eleições que aconteceram em julho. O Brasil assumiu os negócios argentinos enquanto as relações com o governo de Javier Milei continua interrompida.
“É uma situação atípica para as regulamentações diplomáticas e aduaneiras. Não está contemplado nem na Convenção de Viena sobre relações diplomáticas nem nas Convenções de Caracas ou Montevidéu sobre asilo. É uma suspensão das relações diplomáticas sem romper as relações diplomáticas”, disse Fernando Petrella, ex-vice-chanceler da Argentina, à reportagem.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump