Luís Montenegro é empossado como premiê de Portugal
Político europeu se elegeu em uma das eleições mais acirradas das últimas décadas

🇵🇹 Tomou posse nesta terça-feira (2), em Lisboa, o novo primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro.
Aos 51 anos, o advogado foi eleito pela centro-direita para um mandato de quatro anos. Montenegro foi deputado por cinco mandatos consecutivos e venceu o último pleito pela coligação Aliança Democrática.
Embora tenha saído vitorioso das eleições, o político tem o desafio de aprovar medidas em um parlamento dividido. A AD conquistou o pleito com uma pequena margem em relação ao rival Partido Socialista (PS).
🇮🇱 Leia também: Dezenas de milhares protestam em Israel contra Benjamin Netanyahu
A AD pegou 80 dos 230 assentos da Câmara dos Deputados, por isso vai precisar do partido Chega, de extrema-direita, para governar. Essa foi a sigla que mais conseguiu ampliar sua bancada nas eleições, subindo seu total de representantes para 78.
Junto de Montenegro chegam ao Executivo português 17 novos ministros de Estados. Em seu discurso de posse, Montenegro lembrou que, neste ano, completa-se 50 anos de democracia no país europeu.
"As eleições do passado dia 10 de março demonstraram a vontade do povo português na participação e na mudança política. O nosso propósito é, pois, respeitar e cumprir essa mudança.
A nossa democracia, que celebra neste mês de abril 50 anos, está viva. Honremos a 'madrugada' que Sofia esperava e saibamos construir o 'dia inteiro e limpo' que ela vislumbrou, para 'livres habitarmos a substância do tempo'.
Cabe hoje a todos os agentes políticos mostrar a sua maturidade e o seu grau de compromisso com a vontade dos portugueses", declarou.
Votação antecipada
🗳️ As eleições de Portugal aconteceram sob uma atmosfera nebulosa, já que elas foram antecipadas. Em novembro do ano passado, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a dissolução do Parlamento e convocou um novo pleito para março deste ano.
Tudo aconteceu depois que o então primeiro-ministro, Antônio Costa, pediu demissão do cargo por ter sido apontado pelo Ministério Público em um suposto esquema de corrupção. A reviravolta se deu, porém, nos dias seguintes, quando órgão afirmou que teria confundido com seu homônimo, que era ministro da Economia.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA