Líder da Oposição pede lista de presentes recebidos por Lula

O congressista alega que a maior parte dos presentes teria sido enviada por autoridades da China.

Author
Publicado em 18/04/2024 às 10:41h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 18/04/2024 às 10:41h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

O deputado Filipe Barros (PL-PR), líder da oposição na Câmara, apresentou um requerimento solicitando a lista de todos os presentes recebidos pelo presidente Lula, pela primeira-dama Janja e pelos ministros de Estado em viagens oficiais.

📰 O pedido solicitado na última quarta-feira (17), pede a lista completa de presentes recebidos de 1º de janeiro de 2023, primeiro dia do mandato de Lula, até 16 de abril de 2024. Além disso, Barros pediu a data, o valor e finalidade do presente.

O líder de oposição alega que, até junho de 2023, o atual presidente teria recebido 231 presentes oficiais. De acordo com ele, a maior parte dos presentes teria sido enviada por autoridades da China.

Leia também: AGU pede prorrogação para MG aderir ao RRF e exige pagamento de R$ 2,3 bi em 2024

🗣️ “A situação dos presentes recebidos por Lula gera tantas controvérsias que, em dezembro de 2023, o TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu por auditar os presentes recebidos no ano, antes mesmo do fim do mandato”, diz Barros no requerimento.

O congressista pediu que a investigação fosse feita para comprovar a legalidade, destinação e registro dos objetos tratados como presentes e brindes pela presidência da República.

💬 Vale lembrar que Barros assumiu a liderança na Câmara ainda neste ano e é um dos aliados mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro.