Israel e Hamas: Trégua terá início nesta sexta (24), anuncia Catar

Combates serão interrompidos às 2h (horário de Brasília) desta sexta-feira

Author
Publicado em 23/11/2023 às 12:41h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 23/11/2023 às 12:41h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A trégua na guerra entre Israel e Hamas deve ter início na madrugada desta sexta-feira (24), às 2h (horário de Brasília).

O anúncio foi feito pelo Catar nesta quinta-feira (23), através do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Majed Al-Ansari, em coletiva de imprensa.

Veja também: Líder do Hamas indica possível trégua na guerra contra Israel

O Catar também informou que recebeu a lista de reféns civis detidos pelo Hamas em Gaza, que serão soltos.

Na última quarta-feira (22), o Ministério da Justiça de Israel publicou os nomes dos 300 prisioneiros palestinos que serão libertados como parte do acordo de cessar fogo entre Israel e Hamas.

Nesta quinta, o Conselho de Segurança Nacional de Israel informou que o primeiro grupo de reféns não seria libertado antes de sexta-feira (24).

“As negociações para libertar nossos reféns estão avançando e em andamento. O início do processo de libertação ocorrerá seguindo o acordo original entre ambas as partes, e não antes de sexta-feira”, informou Israel em comunicado.

Segundo o porta-voz de relações exteriores do Catar, as negociações sobre como implementar o acordo de reféns entre Israel e Hamas estão progredindo positivamente.

“O trabalho entre as duas partes e os nossos parceiros no Egito e nos EUA está em curso para garantir a rápida implementação da trégua e para fornecer o que é necessário para garantir que ambas as partes aderem ao acordo”, informou em comunicado.

A aprovação do acordo para a libertação de reféns marca um importante momento na guerra. Além disso, o Catar, como mediador dessa ocasião, mostra sua força como um dos países mais influentes do Oriente Médio.