2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Novos dados sobre a inflação nos Estados Unidos, divulgados nesta quinta-feira (10), revelaram um aumento de 0,2% nos preços ao consumidor na base mensal. Esse resultado superou as projeções do mercado. Com isso, o dólar à vista subiu 0,29%, a R$ 5,602.
📊 Na comparação anual, a taxa de inflação apresentou uma desaceleração significativa em relação ao ápice registrado há dois anos. Atualmente, os preços estão subindo a um ritmo similar ao observado nos anos de 2017 e 2018.
Leia também: Furacão nos EUA afeta voos da Azul, Gol e Latam; veja impactos
Além disso, a inflação nos Estados Unidos desacelerou em setembro. O índice de preços ao consumidor, que mede a variação nos preços dos produtos que são comprados, subiu 2,4% nos últimos 12 meses, um pouco menos do que em agosto, segundo o último relatório do "Bureau of Labor Statistics".
Ao se desconsiderar os itens de alimentação e energia, que tendem a apresentar maior oscilação, o núcleo do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou um aumento de 0,3% em setembro. Com esse resultado, a taxa anual desse indicador subiu para 3,3%, após permanecer estável em 3,2% nos dois meses anteriores.
🗣️ Segundo Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, os dados da inflação de setembro não devem interferir em mais dois cortes de juros até o final deste ano. "Os dados não alteram a percepção de que é provável termos dois cortes de 0,25 ponto percentual nos juros até o final do ano, mas o ajuste pra cima no núcleo certamente vai aumentar a ansiedade com relação à próxima divulgação do PCE", avaliou.
Devido aos furacões que atingiram os Estados Unidos, ele ainda afirmou que será necessário incluir novas projeções nas análises. "Olhando para frente ainda vamos ter que incluir nas projeções os potenciais impactos decorrentes dos impactos dos furacões que atingiram o sul do país. Antecipar o que vem por aí em relação à dinâmica inflacionária ficou um pouco mais difícil."
Ainda nesta quinta, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou que os pedidos iniciais por seguro-desemprego registraram um aumento, atingindo 258 mil na semana encerrada em 3 de outubro.
🔎 Esse número superou as expectativas do mercado, que projetavam 230 mil solicitações. Além disso, o número total de pessoas recebendo benefícios também apresentou crescimento, passando de 1,826 milhão para 1,86 milhão na semana passada, superando a estimativa de 1,830 milhão.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?