Imposto de Renda: 4º lote da restituição é pago nesta sexta (30)

Serão beneficiados mais de 5,34 milhões de contribuintes.

Author
Publicado em 30/08/2024 às 09:21h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 30/08/2024 às 09:21h Atualizado 2 meses atrás por Elanny Vlaxio
O valor é creditado diretamente na conta bancária ou poupança (Imagem: Shutterstock)
O valor é creditado diretamente na conta bancária ou poupança (Imagem: Shutterstock)

A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30), o 4º  lote das restituições do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) referente ao exercício de 2024. Serão beneficiados mais de 5,34 milhões de contribuintes, com um montante total de R$ 6,8 bilhões. Este lote engloba, ainda, restituições residuais de exercícios anteriores. Adicionalmente, foram contempladas mais de 47 mil restituições de contribuintes que se encontram em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul. 

💸 Desde a última sexta-feira (23), os contribuintes podem consultar se fazem parte do quarto lote de restituição através do site ou aplicativo da Receita Federal Conforme informado pela Receita Federal, o pagamento das restituições do IRPF referente ao exercício de 2024 será realizado em cinco lotes distintos. Veja o cronograma de pagamento:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Como é feito o pagamento? 

💰 O valor da restituição é creditado diretamente na conta bancária ou poupança informada pelo contribuinte na declaração de ajuste anual. Caso tenha sido indicada uma chave Pix, o crédito será realizado na conta vinculada a ela. Permanecem disponíveis no Banco do Brasil por um ano os valores não creditados em razão de falhas na informação bancária. 

Caso o contribuinte deixe de resgatar a restituição dentro do prazo de um ano, deverá solicitar o valor por meio do Portal e-CAC da Receita Federal, acessando a seção "Declarações e Demonstrativos" e, em seguida, "Meu Imposto de Renda". Nessa área, estará disponível a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária". 

Leia também: Brasil chega a 212,5 milhões de habitantes, diz IBGE