Iene tem menor cotação desde 1990 e pode recuar mais 10%

Autoridades japonesas indicaram que estão prontas para tomar medidas para reforçar a força da moeda, caso seja necessário.

Author
Publicado em 16/04/2024 às 09:58h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 16/04/2024 às 09:58h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

Na última segunda-feira (15), o iene foi negociado abaixo de 154 unidades por dólar, considerada a menor cotação desde 1990. A moeda japonesa ainda poderá recuar mais 10%.

💲 O cenário negativo do iene é devido à relutância do BoJ (Banco do Japão) em aumentar as taxas de juros. Autoridades japonesas indicaram que estão prontas para tomar medidas para reforçar a força da moeda, caso seja necessário.

Em março, o banco japonês decidiu aumentar a taxa básica de juros para 0,1%, sendo a maior porcentagem em 17 anos.

Leia também: Governo prevê salário mínimo de R$ 1.502 e meta de déficit zero para 2025

Mesmo com o abandono dos juros negativos pelo banco, em março, a decisão não contribuiu para impulsionar a moeda, visto que as taxas ainda permanecem abaixo das dos Estados Unidos.

💰 Com isso, a moeda japonesa caiu mais de 8% em comparação ao dólar este ano, para cerca de 154 por dólar. O mercado cambial está atento ao iene, que se aproxima da marca de 152 unidades por dólar.

Esse nível tem sido considerado como um ponto de inflexão que poderia levar a uma intervenção por parte das autoridades japonesas para conter a desvalorização da moeda. No entanto, até o momento, não há indícios concretos de que tal medida esteja sendo cogitada.